segunda-feira, 28 de junho de 2010

Kaká critica colunista da Folha e se diz perseguido por ser religioso (Danuza Peixoto)

DE SÃO PAULO






Kaká, principal nome da seleção, acrescentou mais um capítulo à polêmica entre a delegação brasileira e a imprensa: adotou a linha de Dunga e aproveitou para responder às críticas que recebeu de Juca Kfouri, colunista da Folha, na edição desta segunda-feira, após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim.



•Supercalendário da Copa

•Kaká analisa próximos adversários do Brasil na Copa

Ao ser questionado por André Kfouri, jornalista da emissora ESPN e filho do colunista, Kaká aproveitou para, ao terminar a resposta, responder as críticas que recebeu de Juca. Na coluna em questão, o jornalista disse que Kaká joga com dores e pode antecipar sua aposentadoria do futebol.



"Há algum tempo os canhões do seu pai [Juca Kfouri] são disparados contra mim. A artilharia dele está voltada contra mim. Eu queria aproveitar a pergunta para responder às críticas que ele vem fazendo, e o que me deixa triste é que o problema dele comigo não é profissional, mas porque ele não aceita minha religião. Porque eu sou uma pessoa que segue Jesus Cristo. Eu o respeito como ateu, e gostaria que ele me respeitasse como [seguidor de] Jesus Cristo, como alguém que professa a fé em Jesus Cristo. Não só a mim, mas a todos os milhões de brasileiros que acreditam em Jesus Cristo", disse Kaká, durante a entrevista coletiva.



 na Folha, Juca escreveu:



"Kaká desmentirá, assim como o médico da seleção brasileira. Mas o fato é que ele está sofrendo para jogar esta Copa do Mundo e pode, como Guga, até encerrar sua bela trajetória no futebol muito mais rapidamente do que gostaria. O mesmo problema que o maior tenista brasileiro de todos os tempos enfrentou no quadril Kaká enfrenta no púbis, segundo confidências de médico para médico que chegaram ao conhecimento da coluna horas antes de o Brasil enfrentar a Costa do Marfim", falou Juca, em sua coluna de ontem na Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL).

sábado, 26 de junho de 2010

Com apenas 72h de intervalo, Brasil luta para recuperar 'baleados' (Danuza Peixoto)

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer

Em Durban (África do Sul)Pela primeira vez na Copa, a seleção terá apenas 72 horas de descanso entre uma partida e outra. É um intervalo normal, que os atletas estão habituados a enfrentar no universo de clubes, mas que pega o Brasil com cinco jogadores aos cuidados do departamento médico. Entre eles, Felipe Melo e Julio Batista preocupam especialmente o médico José Luís Runco.



AS PREOCUPAÇÕES NO MEIO DE CAMPO



Felipe Melo (e) preocupa para o jogo contra o Chile





Já Elano volta a equipe titular da seleção brasileira



NA FREI CANECA, BRASILEIROS QUEREM VER CRISTIANO

PELÉ ESPERA QUE BRASIL JOGUE MELHOR NAS OITAVAS

CONFIRA OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL



Com uma torção no tornozelo esquerdo, depois de levar um pisão de Pepe, Felipe Melo fez aplicação de gelo assim que deixou o campo, amparado. Segundo Runco, sua situação "preocupa". Neste caso, o curto intervalo entre o jogo com Portugal e a partida contra o Chile, pelas oitavas, deverá dificultar a recuperação do volante a tempo.



Julio Batista, que mancava um pouco depois do empate de sexta-feira contra Portugal, devido a uma torção no joelho esquerdo, também preocupa o médico brasileiro. O reserva de Kaká disse que seu joelho está "levemente inchado", mas não fez prognósticos sobre a recuperação.



Os casos que menos preocupam são de Julio Cesar, Robinho e Elano. O goleiro levou um pisão no segundo tempo da partida contra Portugal, foi longamente atendido no gramado, mas não reclamou de dores posteriormente. "Não foi nada grave", disse Runco.



O médico da seleção também manifestou pouca preocupação com o estado de Robinho, apesar da surpresa causada pela sua não escalação contra Portugal. Runco disse que o atacante foi "poupado", mas o técnico Dunga revelou que ele sentiu dores musculares.



Elano, por último, dá sinais que estará apto para as oitavas, depois de ter sido vetado para o jogo contra Portugal. O meia levou uma pancada tão violenta no tornozelo na partida com Costa do Marfim que chegou a pensar que teria quebrado a perna. O jogador treinou forte na manhã de sexta-feira e, segundo Runco, não deve ser problema.



"O Elano é seguro que joga, estou tranquilo", disse Dunga na entrevista coletiva após o empate sem gols com Portugal em Durban.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Austrália vence Sérvia em jogo emocionante na despedida da Copa (Danuza Peixoto)

A Sérvia tinha chances reais de classificação. A Austrália, remotas. Mas, depois de um primeiro tempo sonolento, as duas equipes acordaram. Os australianos chegaram a abrir 2 a 0 e ainda sonhavam com uma goleada para avançar às oitavas. Os sérvios reagiram, descontaram e precisavam de um empate para ir ao mata-mata. Os minutos finais foram emocionantes: Sérvia no ataque, Austrália no contragolpe. Com a vitória australiana, os times se despedem da Copa ainda na 1ª fase. Pelo menos, com emoção.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Alemanha e Inglaterra definem ida às oitavas nesta quarta-feira

Inglaterra e Alemanha são duas das oitos nações que definem nesta terça-feira a passagem para a próxima fase da Copa do Mundo 2010.



O time inglês enfrenta a Eslovênia em Porto Elizabeth às 16 horas (horário local, 11h de Brasília) ao mesmo tempo em que os Estados Unidos jogam com a Argélia.



A Eslovênia lidera o grupo C com quatro pontos, Estados Unidos e Inglaterra têm dois e a Argélia, um ponto.



A má campanha da seleção inglesa, considerada uma das favoritas ao título antes do início do Mundial, tem alimentado rumores de que o grupo estaria rachado e descontente com os métodos do técnico Fabio Capello e com sua formação tática, um 4-4-2 sem variáveis.



Os jogadores ingleses vêm negando estes rumores.



"Apoiamos totalmente (Capello) e temos seu apoio também", disse o ex-capitão inglês John Terry, zagueiro da seleção.



Especula-se que o treinador possa escalar o meia Joe Cole, colocando o meia Gerrard para formar um dupla de ataque com Wayne Rooney.



Para passar às oitavas-de-final, a Inglaterra precisa ter um desempenho melhor que o dos Estados Unidos, já que as duas equipes empatam em pontos, saldo de gols, confrontos diretos e gols marcados.



O time americano enfrenta a Argélia, que, com um ponto, ainda tem chances de classificação, mesmo sem ter marcado gols no torneio.



Grupo D Pelo grupo D, a Alemanha joga contra Gana em Johanesburgo e a Sérvia enfrenta a Austrália em Nelspruit. Ambas as partidas acontecem às 20h30 (horário local, 15h30 de Brasília).



Gana, que tem quatro pontos, se classifica com um empate, e a Alemanha, com três, precisa vencer para não depender de resultados de outros jogos.



A equipe alemã não contará com o atacante Miroslav Klose, expulso na última partida. Ele deve ser substituído pelo brasileiro naturalizado alemão Cacau.



Mesmo assim, o técnico Joachim Loew se disse otimista e ressaltou que seus jogadores não mostram sinais de se sentirem pressionados.



Apesar de liderar o grupo, Gana marcou os dois gols de sua campanha até agora por meio de pênaltis.



Como a Alemanha, a Sérvia também tem três pontos. Com vários jogadores já com cartões amarelos, é possível que o técnico Radomir Antic mude bastante o time.



A Austrália, com um ponto, terá a volta de seu meia ofensivo Tim Cahill, após cumprir suspensão. Nesta terça-feira, o capitão Lucas Neill rejeitou acusações da imprensa de que o time vem reclamando demais da arbitragem, após a expulsão de dois de seus jogadores.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Seleção viaja para enfrentar Portugal na quarta-feira (Danuza Peixoto)

Seleção viaja para enfrentar Portugal na quarta-feira




Notícia

Direto de Johannesburgo

A Seleção Brasileira chegará a Durban, palco de seu terceiro compromisso na Copa do Mundo de 2010, contra Portugal, nesta quarta-feira. Assim, a equipe comandada por Dunga terá dois dias para se aclimatar antes da partida, que acontecerá às 11h (de Brasília) da próxima sexta.



Na quarta, a Seleção decola no Aeroporto Lanseria, em Johannesburgo, às 15h30. O voo para Durban é rápido e na programação divulgada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já consta um lanche na cidade, no Hotel Umhlanga Ridge, apenas duas horas depois.



Antes, ainda em Johannesburgo, dois jogadores concedem entrevista às 7h45 e Dunga organiza um treino às 11h30, na Universidade Saint Sthithians. Essa rotina se repete na terça, quando os trabalhos serão organizados na St Stithians, local que substitui o colégio Hoerskool Randburg, abandonado provisoriamente devido às más condições do gramado.



Já em Durban, a Seleção faz um treino de reconhecimento do estádio que abrigará o confronto com Portugal na quinta, às 12h30. Em seguida, o técnico Dunga falará à imprensa.



Um dia depois, os brasileiros voltam ao gramado, desta vez para enfrentar o rival que nesta segunda goleou a Coreia do Norte por 7 a 0, assumindo a vice-liderança do Grupo G da Copa do Mundo com quatro pontos. Somando seis, o Brasil ocupa a ponta e precisa de um empate para se classificar às oitavas de final na primeira posição.



Após a partida, o time retorna a Johannesburgo também na sexta, partindo do Aeroporto de Durban às 15h. Duas horas depois está marcado o jantar já no Fairway Hotel, local em que a delegação está concentrada desde a chegada à África do Sul, em 27 de maio.

domingo, 20 de junho de 2010

Brasil faz 3 a 1 na Costa do Marfim e está nas oitavas de final


Luis Fabiano desencanta e marca dois; Elano também balança as redes, mas deixa o campo machucado após entrada dura e Kaká acaba expulso

ANDRÉ RIGUE - estadão.com.br

Eduardo Nicolau/AE
Luis Fabiano arremata para o gol após dar dois chapéus

A seleção brasileira está nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Com show do atacante Luis Fabiano, o Brasil derrotou a Costa do Marfim por 3 a 1, e chegou à liderança do Grupo G com seis pontos - apesar de Portugal e Coreia do Norte se enfrentarem na manhã desta segunda, a equipe de Dunga está matematicamente classificada.

O Brasil demonstrou mais entrosamento no meio de campo. Apesar da expulsão, Kaká foi mais participativo e conseguiu criar boas jogadas com Elano, diferente do ocorrido na vitória na estreia contra a Coreia do Norte. Luis Fabiano esteve melhor posicionado e conseguiu marcar dois gols, o que encerrou o jejum de seis partidas sem balançar as redes pela seleção brasileira.

Daniel Piza
Começo de melhora

Com a classificação garantida, a seleção brasileira agora ficará de olho no rival das oitavas de final. Para confirmar a liderança do grupo, o Brasil precisará de um empate no confronto contra Portugal, no dia 25, às 11 horas.

Com a liderança, enfrentará o segundo colocado do Grupo H, que tem Suíça, Chile, Espanha e Honduras.

No jogo deste domingo no Soccer City, o técnico Dunga colocou em campo a mesma equipe que venceu a Coreia do Norte. Logo no primeiro lance, Robinho quase marcou um golaço. No primeiro minuto, o camisa 11 recebeu passe de Kaká, viu o goleiro Barry adiantado e arriscou de fora da área. A bola passou perto do gol.

Com maior posse de bola, o Brasil jogou com cuidado, de olho nos erros africanos. A Costa do Marfim, mesmo com o atacante Drogba, não fez muita coisa a não ser cruzar bolas na área. No mais, Sven-Goran Eriksson tentou reforçar a marcação para anular Kaká e Robinho. Mas a marcação africana, muitas vezes violenta, sucumbiu diante do talento brasileiro.

O primeiro gol do Brasil chegou aos 25 minutos do primeiro tempo. Robinho tabelou com Luis Fabiano, que devolveu para Kaká. O camisa 10 ganhou da marcação e enfiou na área para o 'Fabuloso'. Para afastar o jejum, Luis Fabiano soltou a bomba com o pé direito, cruzado, e estufou as redes da Costa do Marfim. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

Na história das Copas do Mundo, o Brasil sempre ganhou de rivais africanos nos seis confrontos com o deste domingo em Johannesburgo. A vitória da seleção brasileira diante da Costa do Marfim foi ampliada no segundo tempo. Aos 6 minutos da etapa final, Luis Fabiano fez um gol fantástico.

O camisa 9 recebeu na entrada da área, deu dois chapéus, deixando para trás Touré e Zokora. O atacante ainda ajeitou a bola com o braço, antes de chutar com o pé esquerdo para o fundo das redes. O árbitro francês Stephane Lannoy validou a jogada, mesmo ao demonstrar dúvida sobre a utilização do braço. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

Brasil Brasil 3
Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká (Ramires); Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga
Costa do Marfim Costa do Marfim 1
Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene ; Yaya Touré, Tiote , Eboue (Romaric) e Dindane (Gervinho); Kalou (Keita ) e Drogba
Técnico: Sven-Goran Eriksson
Gols: Luis Fabiano, aos 25 minutos do primeiro tempo; Luis Fabiano, aos 6, Elano, aos 17, e Drogba, aos 34 minutos do segundo tempo
Árbitro: Stephane Lannoy (França)
Público: 84.455 torcedores
Estádio: Soccer City, em Johannesburgo (África do Sul)

A Costa do Marfim ficou completamente batida. O terceiro gol brasileiro surgiu aos 17 minutos do segundo tempo. Em bela jogada, Kaká levou pela esquerda e cruzou. Elano apareceu livre na pequena área e mandou para o fundo das redes - foi o segundo dele na Copa do Mundo. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

Elano machucado. Dois minutos depois de marcar o gol, Elano levou a pior em disputa com Tiote - o marfinense deixou a perna de forma desleal e acertou o brasileiro. O meia foi substituído por Daniel Alves e deixou o campo carregado. O camisa 7 passará por exames para saber se a contusão é grave.

Bobeada na marcação. Contra a Coreia do Norte, o Brasil falhou na marcação no final. Um novo erro foi registrado neste domingo. Aos 34 minutos, Touré cruzou da esquerda. Drogba cabeceou no canto esquerdo de Julio Cesar e marcou o único gol marfinense - o primeiro de um africano contra o Brasil na história das Copas. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

Kaká expulso. Os minutos finais da partida foram quentes. Com a má atuação do árbitro Stephane Lannoy, os jogadores abusaram da violência. Revoltado com tantas entradas duras, Kaká recebeu dois cartões amarelos e acabou expulso - o segundo por deixar o braço em Keita. Ficará de fora do confronto contra Portugal no último jogo pelo grupo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Gérson pega só um jogo no STJD (Postado por Danuza Peixoto)

Meia da Ponte Preta foi punido de forma mínima e pode enfrentar o Figueirense; ASA é absolvido



A expulsão do meia Gérson, da Ponte Preta, não custou tão caro ao jogador. Em julgamento realizado na noite desta última terça-feira, dia 2 de junho, o jogador foi suspenso por apenas uma partida, e assim poderá enfrentar o Figueirense no dia 5 de junho. No mesmo processo o ASA foi julgado por acusação de não pagar a taxa de arbitragem, mas foi absolvido por apresentar comprovante de pagamento. A própria comissão prometeu pedir mais esclarecimentos em relação a este caso envolvendo o clube alagoano. Ambas as decisões foram unânimes.



Segundo a súmula da partida, aos 39 minutos do segundo tempo, o camisa 7 da Macaca foi expulso de campo, com a apresentação do segundo cartão amarelo, após calçar por trás um adversário durante a disputa de bola. Por conta disso, o atleta respondeu por praticar ato desleal ou hostil – artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – e podia ser punido com até três jogos de suspensão.

O clube alagoano teve que responder ao artigo 191, incurso III (deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento do regulamento, geral ou especial, da competição) do CBJD. A pena para a infração é de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, com fixação de prazo para cumprimento da obrigação. O clube foi denunciado, pois, como mandante do confronto, deixou de arcar com as despesas da arbitragem. Mas como apresentou o comprovante de pagamento na sessão no STJD, acabou livre.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.