quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fenômeno corintiano (Orlando Duarte)

Após a divulgação do acerto entre Ronaldo e Corinthians, o clube alvinegro pode festejar. Isso porque, o atacante é fenômeno de vendas de camisas, comerciais e gols, muitos gols.

Jogar num dos clubes mais populares do Brasil pode ajudar Ronaldo a se recuperar para o futebol.

Por outro lado, o jogador terá uma missão prazerosa: a de auxiliar o Corinthians no ano em que retorna à divisão de elite do futebol brasileiro e que a pressão por títulos será bem maior.

Ter um jogador vencedor, que já ganhou muitos títulos, inclusive a Copa do Mundo de 2002 como titular, será fundamental para fortalecer ainda mais o elenco corintiano.

Já dissemos neste espaço que a torcida era grande para que Ronaldo voltasse a jogar futebol. Para que, acima de tudo, o jogador jogasse com alegria, como no início da carreira.

O futebol de São Paulo está de braços abertos para o fenômeno, que pode, sim, ser campeão pelo Corinthians e cair nos braços da Fiel.

Marca

Muitas camisas serão vendidas nos próximos dias. Se Ronaldo é o presente de Natal do clube para a torcida, comprar os produtos licenciados será um presente do torcedor para o clube.

Retrospectiva

Dentro de uma avaliação racional, Caio Jr., agora ex-técnico do Flamengo, disse que o Flamengo tinha condições de conquistar o título, mas não conseguiu e o trabalho se encerrou, inclusive, sem a vaga na Libertadores.

Para ele, o treinador continua sendo a figura responsável pelos fracassos das equipes no futebol brasileiro.

Este pode ser um bom momento para Caio repensar muitas coisas e, quem sabe, daqui a um ou dois anos, retornar ao futebol brasileiro para se consagrar como um dos melhores do País.

Exemplo

Se o melhor jogador de todos os tempos disse que o São Paulo mereceu o título brasileiro e que todas as demais equipes do País devem seguir o exemplo do tricolor, quem irá discordar?

Preferidos

O ex-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, disse que o Internacional está procurando mais um jogador argentino para reforçar a equipe na próxima temporada.

Após boas experiências com Guiñazu e D’Alessandro, o dirigente acredita que mais um “hermano” pode fazer a diferença a favor da equipe.

Seleção

Na comemoração dos melhores do Campeonato Brasileiro, nada de surpresas. Todos mereceram e o título de melhor treinador ficou em ótimas mãos, com Muricy Ramalho.

Espetáculo

O meia Tcheco confessa: “Sou um predestinado, por ficar mais um ano no Grêmio”. O jogador disse que está muito feliz por permanecer no Olímpico, onde é adorado pelo torcedor.

Além disso, Tcheco faz um convite: “Para quem for a Porto Alegre, além de ver o jogo do Grêmio, fiquem atentos à torcida tricolor, que é um espetáculo, um show à parte”.

Festa

A torcida do Náutico recebeu o time com festa em Pernambuco, após o empate com o Santos, resultado que garantiu o timbu na primeira divisão do futebol brasileiro.

Um exemplo de que a paixão do torcedor brasileiro vai além do que muitas vezes imaginamos.

Colaborou: Jairo Giovenardi

http://culturaesportiva.blogspot.com/
conduarte@uol.com.br

Da Tribuna da Imprensa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.