domingo, 13 de fevereiro de 2011

Kleber decide, Palmeiras vence Americana e retorna para a liderança do Paulistão

12/02/2011 - 21h27 | do UOL Esporte

Rubens Cavallari/Folhapress
Kleber mostra faro de artilheiro e comemora ao marcar contra o Americana
Renan Prates
Em São Paulo
Sempre que pode, o técnico Luiz Felipe Scolari reclama da falta de um camisa 9 no Palmeiras. Mas, enquanto ele não chega, Kleber decide sozinho. Neste sábado no Pacaembu, não foi diferente. Artilheiro e oportunista, o Gladiador marcou o gol (o quinto na competição) que decretou a vitória sobre o Americana por 1 a 0 e recolocou o time alviverde na liderança do Paulistão.

             ASSISTA AO GOL DE KLEBER

Em mais um capítulo da batalha que trava com o Santos pela primeira colocação, o Palmeiras chegou a 19 pontos contra 18 do rival. Já o Americana estacionou nos 13 e corre o risco de perder inúmeras posições até o final desta rodada (ainda está em terceiro).
O Palmeiras voltará a jogar só no domingo da outra semana, quando enfrenta o Mogi Mirim fora de casa (às 16h). Já o Americana entra em campo um dia antes, às 17h, quando tenta a reabilitação em seus domínios contra o Ituano.
Felipão surpreendeu na escalação do Palmeiras ao colocar o meia-atacante Patrik de titular – Adriano e Vinicius eram os cotados para a vaga do lesionado Dinei. O goleiro Marcos não atuou na partida para resolver problemas particulares. A esse desfalque somou-se o nome de Maurício Ramos, afastado por lesão.

Palmeiras enfrenta o Americana

Foto 15 de 18 - Kleber comemora após abrir o placar para o Palmeiras no duelo contra o Americana Mais Folhapress

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
4min - POR CIMA! Assunção cruza para Danilo, que escora para p meio da área e Patrik enche a bomba que passa por cima do gol
9min - QUASE! Márcio Araújo faz bela jogada, passa como quer pela defesa, mas chuta em cima de Jaílson. No rebote, Tinga perde
30min - PARA FORA! Marcos Assunção bate falta com perigo e a bola passa a direita do goleiro
SEGUNDO TEMPO
5min - JAÍLSON! Cicinho faz bela jogada individual pela direita e cruza rasteiro para o meio. Kleber solta a bomba e o goleiro espalma
8min - GOOOOOOOOL DO PALMEIRAS!!!!!! Kleber avança pela esquerda e chuta rasteiro no canto, sem chances para Jaílson
11min - QUASE! Deola se atrapalha com a presença de Jorge Luiz e o Americana quase empata a partida
39min - JAÍLSON! Bela jogada de Patrik, que cruza na área para Kleber que, de cabeça, obriga o goleiro a fazer uma belíssima ponte
Felipão justificou a escolha por Patrik como uma opção tática. E ele realmente mudou o esquema do Palmeiras, deixando Kleber isolado na frente e com três homens no meio para ajuda-lo: Tinga, Patrik e Luan. No Americana, o técnico Edinho optou por um esquema com três zagueiros, mais defensivo.
O Palmeiras imprimiu muita velocidade desde o início para tentar vencer o ‘ferrolho’ defensivo do Americana, apostando muito nos contra-ataques. O time de Felipão perdeu logo de cara boas chances com Patrik e Márcio Araújo. Rivaldo chegou até a marcar, mas o gol foi anulado corretamente.
A defesa do Palmeiras, por sua vez, justificou o posto de melhor do campeonato. Somado também a ineficácia dos atacantes do Americana na primeira etapa, Danilo e Thiago Heleno tiveram pouco trabalho. O goleiro Deola quase não encostou na bola.
O Palmeiras até que tocou bem a bola, mas sentiu muito a falta de uma referência na área, já que a característica de Kleber é de se mover bastante. Marcos Assunção teve duas boas chances de falta, mas o placar permaneceu inalterado no intervalo.
Na volta para o segundo tempo, Felipão reclamou da arbitragem e fez elogios ao desempenho dos seus jogadores. “Não existe falta”.  “Eles [do Americana] estão jogando dentro daquilo que o juiz permite”, chiou. “Gostei da [nossa] movimentação. O Americana é uma boa equipe, bem organizada e que joga no nosso erro”.

KLEBER NA SELEÇÃO?

  • Rubens Cavallari/Folha Imagem Após o fim do jogo, Kleber recebeu uma camisa personalizada da seleção da torcida palmeirense
O Americana voltou um pouco melhor, mas o Palmeiras teve três chances fulminantes num curto espaço de tempo até abrir o placar. Na primeira, Jaílson fez uma belíssima defesa em chute de Kleber. Na segunda, Luan não alcançou de cabeça. Na terceira, não teve chance: o Gladiador aproveitou bobeada da defesa do time do Interior para marcar.
Depois de sofrer o gol, o Americana se soltou mais e partiu em busca do empate, mas quem seguiu no controle das ações da partida foi o Palmeiras, que se fechou na defesa e passou a explorar com mais afinco os contra-ataques.
Felipão fez duas substituições muito cautelosas, trocando dois meias ofensivos (Tinga e Luan) por dois marcadores (João Vítor e Chico, que fez a sua estreia com a camisa do Palmeiras). O Americana foi para cima, mas a melhor chance foi do Palmeiras, mais uma vez com Kleber. No final, 1 a 0, com o retorno para a liderança garantido, para a festa dos pouco mais de 10 mil palmeirenses no Pacaembu.

OPINIÃO DE VITOR BIRNER

"A vitória palmeirense foi justa. Faltou competência no contragolpe para fazer mais gols".
Destaque da partida, Kleber já mira a participação do Palmeiras na Copa do Brasil. Para isso, o atacante do Palmeiras quer classificar entre os dois primeiros na fase inicial do Paulistão.
"Temos de aproveitar esse momento enquanto não começa a jornada da Copa do Brasil. Esperamos continuar na liderança e adquirir uma gordurinha para ter tranquilidade".
* Atualizada às 23h53

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.