terça-feira, 5 de julho de 2011

IFFHS: Santos sobe ao 'top-10' no ranking dos melhores do mundo (Postado por Erick Oliveira)

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou a parcial mensal de seu ranking de melhores times do mundo. A novidade ficou por conta do Santos, que agora passa a figurar entre os dez melhores. Campeão da Libertadores, o Peixe é também o melhor brasileiro, com um total de 236 pontos.
Campeão europeu, o Barcelona, provável adversário do Santos no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, segue firme em primeiro lugar, com 317 pontos. Dono de campanha avassaladora na última temporada, o Porto, de Portugal, aparece na terceira posição, com 291,5 pontos. Além de ser campeão português invicto, o Dragão levou para casa a Liga Europa, segundo torneio em importância no Velho Continente.
Para fazer seu ranking, a IFFHS leva em consideração os resultados dos últimos 12 meses. Cada país tem um peso para seus resultados. Os mais fortes têm peso 4, os demais, pesos 3, 2 e 1. O Brasil faz parte do grupo mais forte, ao lado de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Argentina. Portugal já aparece no grupo dos países de peso 3, o que torna o feito do Porto, terceiro colocado, ainda mais impressionante.Os clubes brasileiros têm a desvantagem de disputarem campeonato estaduais. Estes jogos não são contemplados no ranking. Por isso, o Flamengo, campeão carioca invicto, soma 88 pontos e não aparece entre os principais brasileiros (é o 197º).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.