sábado, 7 de maio de 2011

Lídio Toledo morre no Rio de Janeiro

Médico da Seleção Brasileira em seis Copas do Mundo foi internado sexta-feira, mas não resistiu a problemas cardíacos e insuficiência renal

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Lídio Toledo médico seleção (Foto: Ag. Estado)Lídio Toledo não resiste a problemas cardíacos e à
insuficiência renal (Foto: Ag. Estado)
Médico da Seleção Brasileira em seis Copas do Mundo - a última foi a de 1998, na França -, Lídio Toledo faleceu na manhã deste sábado, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vítima de problemas cardíacos e insuficiência renal.
Lídio, que estava com 78 anos, foi internado na sexta-feira, porém não resistiu. Ainda não há detalhes sobre o velório e o enterro.
Médico ortopedista há cinco décadas, Lídio Toledo ficou conhecido pelo trabalho no Botafogo e na Seleção Brasileira. No entanto, ele permaneceu dando plantões na emergência de um hospital público do Rio de Janeiro por 40 anos. Os três filhos de Lídio também são ortopedistas. Lídio Filho, o mais velho - vítima de um assalto em 2008 que o deixou paraplégico - dividia uma clínica com o pai na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Na Seleção, Lídio Toledo ficou marcado pelo corte de Romário, que se recuperava de lesão na panturrilha, nas vésperas da Copa do Mundo de 1998. Também foi o médico que liberou Ronaldo para a final do mesmo Mundial contra a França após uma convulsão.
Lídio também teve passagem marcante em 1994. O ex-goleiro da Seleção Gilmar Rinaldi lembrou, através do Twitter, que foi ele quem bancou a permanência de Branco, que sentia dores nas costas. Mais tarde, o lateral se tornaria um dos principais jogadores do tetra ao marcar o gol da classificação sobre a Holanda.
- Um abraço à família do Dr. Lídio. Sintam sempre orgulho deste grande homem e grande médico. Descanse em paz, doutor - escreveu Rinaldi.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.