terça-feira, 3 de dezembro de 2019

PROGRAMA PAIENEL DO PAIM QUE VAI AO AR DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA PELA FM AMÉRICA, mDE AQUIDAUANA (msp

PARTE DO PROGRAMA APRESENTADO POR EDSON NOGUEIRA PAIM


HOJE  ABORDAREMOS A NOSSA AMAZÔNIA AZUL

Como afirmamos ANTERIORMENTE,  dentre os TEMAS a serem abordados em nosso programa destacam-se  a defesa do MEIO AMBIENTE E DO NOSSO PATRIMONIO NATURAl COMO A FLORESTA AMAZONICA, O PANTANAL,  A MATA ATLANTICA, O CERRADO, A BIODIVERSIDADE, OS MANANCIAIS E OUTROS ASSUNTOS CORRELATOS  


DESTACAMOS HOJE AS SEGUINTES  NOTICIAS:


Terras indígenas têm alta de 74% no desmatamento; área mais afetada protege povo isolado


Cinco territórios com mais perda de floresta estão no Pará. .



 Atualização do Inpe mostra que desmate passa de 10 mil km² em todo o país



OS TEXTOS DESTAS MATÉRIAS SE ENCONTRAA PUBOCADOS EM ALGUNS DOS BLOGS DO NOSSO PAINEL, TAIS COMO:


A  seguir  FALAREMOS SOBRE A 

"AMAZÔNIA AZUL"






O Brasil possui o DIREITO DE EXPLORAR uma extensa área OCEANICA, com cerca de 5 milhões 

E SETECENTOS MILkm2, o que equivale a aproximadamente, metade da nossa MASSA CONTINENTAL. 


No mar estão as RESERVAS DO PRÉ SAL e DEETE MAR 

RETIRAMOS cerca de 85% do PETRÓLEO, 75% do GÁS NTURAL e 45% do PESCADO produzido no País. 

Por nossas ROTAS MARÍTIMAS, escoamos mais de 95% do COMÉRCIO EXTERIOR brasileiro E LOGICAMENTE A MAIORIA DA EXPORTAÇÃO DE MS 


Nessa área existem RECURSOS NATURAIS e uma rica  BIODIVERSIDADE ainda inexplorados. 


O nosso espaço maritímo compreende:

1) MAR TERRITORIAL (MT) 


1) MAR TERRITORIAL (MT) – estende-se das LINHAS  DE BASE adotadas pelo Estado costeiro até a extensão máxima de 12 M (22km). 


No mar territorial, o ESTADO COSTEIRO  exerce soberania plena sobre a MASSA LÍQUIDA e o ESPAÇO  AÉREO sobrejacente a A ESTE  MAR territorial, bem como ao LEITO E O SUB -SOLO dO MESMO 


2)  ZONA CONTÍGUA - A convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar permite que o Estado costeiro mantenha sob seu controle uma área de até 12 milhas náuticas, adicionalmente às 12 milhas do mar territorial, para o propósito de evitar ou reprimir as infrações às suas leis e regulamentos aduaneiras, fiscais, de imigração e sanitários no seu território ou mar territorial.


A TERCEIRA 

É A  ZONA CONÔMICA EXCLUSIVA QUE SE estendee até a distância máxima de 200 M (370km) DA COSTA

 Na zona econômica exclusiva, o Estado costeiro tem direitos de soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos RECURSOS NATURAIS, vivos ou não vivos das ÁGUAS sobrejacentes ao leito do mar, e seu SUB SOLO, e no que se refere a outras atividades com vista à exploração e aproveitamento da ZEE para fins econômicos, como a PRODUÇÃO de ENERGIA a partir da água, das correntes e dos ventos. 

Também tem jurisdição no que se refere à: 

1) colocação e utilização de ilhas artificiais, instalações e estruturas; 

2) investigação científica marinha; 

3) proteção e preservação do meio marinho. 


FINALMENTE TEMOS  A  . 

PLATAFORMA CONTINENTAL QUE AINDA PRECISA  SE5r estabelecida conforme os critérios técnicos e condicionantes da Lei do Mar ELA AMPLIA A EXTENSÃO DO PAÍS costeiro SOBRE OS  DIREITOS DE SOBERANIA para efeitos de exploração e aproveitamento dos seus RECURSOS NATURAIS que são os RECURSOS MINERAIS e outros RECURSOS VIVOS e do leiito do mar E DO SUBSOLO.

PORTANTO  A nossa AMAZONIA AZUL

CUJA proteção está a cergo da nossa MARINHA DE GUERRA,  não é menos importqante e NEM MENOS rica do que a nossa  AMAZONIA VERDE.


NÃO SERIA O CASO DE  se ampliar o papel  do nosso Exércto na proterção da AMAZONIA VERDE, PARA QUE ESTA SE TORNASSE IGUALMENTE PROTEGIDA


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.