terça-feira, 30 de junho de 2020

Atenção às doenças de inverno



Por: Penélope Toledo 

(INCQS/Fiocruz)
  
O inverno chegou e traz consigo algumas doenças características, transmitidas por bactérias, fungos e vírus. 

Devido às suas baixas temperaturas, esta estação reduz a imunidade do corpo e facilita o surgimento de patologias como gripe Influenza, resfriado com coriza aguda, dermatites causadas pela exposição ao frio, pneumonias, bronquites, asmas e meningite, dentre outras.

Para evitar, é importante que as pessoas lavem sempre as mãos, evitem mudanças bruscas de temperatura (choque térmico) como sair com os cabelos molhados após banho quente, cubram as extremidades do corpo e o pescoço (luvas, meias e cachecóis), agasalhem adequadamente as crianças e optem por líquidos não gelados.

No caso das doenças cujo contágio se dá pelo ar e por partículas de secreção, deve-se evitar aglomerações, esquivar-se de locais fechados, manter os ambientes arejados, cobrir a boca com lenço ao tossir ou espirrar e estar com a vacinação em dia.


O coordenador do Serviço Técnico Programático (Núcleos Técnicos/NT), Eduardo Netto, destaca a importância da prevenção. 

“As pessoas, em geral, procuram tratamento depois que adoecem, quando o ideal é a medida preventiva, como os cuidados e a vacinação”, declarou.


Vale ressaltar que essas doenças, se não forem tratadas adequadamente, podem evoluir para sinusites, otites, amigdalites e laringites.


INCQS e as vacinas

O Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) desempenha um importante papel social no controle da qualidade das vacinas contra algumas destas enfermidades. 

As análises envolvem os quatro departamentos técnico-científicos do Instituto: 

Farmacologia e Toxicologia (DFT), 

Imunologia (DI), 

Microbiologia (DM) 

e Química (DQ).

A coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT PB), Maria Aparecida Boller, explica que o INCQS analisa vacinas 
H1N1, 
Haemophilus influenzae tipo b (Hib), 

pneumocócica 10-valente e meningococica-C. 


“O Instituto realiza testes físico-químicos, de segurança e de potência e a avaliação é feita lote a lote, com rigor, para que o produto chegue com qualidade para o uso da população”. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.