quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Saiba o que realmente acontece quando você bebe água com limão? 


Por Jerffeson Brandão 

Conheça o que realmente acontece quando você bebe água com limão

Na água com limão, foi atribuído a ele desde a perda de peso até as qualidades de desintoxicação. 


Porém, não há estudo científico que demonstre tais benefícios, pelo menos de forma generalizada.  


A Organização Mundial de Saúde recomenda uma ingestão diária e 90 miligramas por dia, para os homens e 75 miligramas para mulheres, vitamina C . 


O suco de um limão contém aproximadamente 35 miligramas dessa vitamina. 


Portanto, não chega nem à metade do que é recomendado pela OMS. 

Desvantagens 

Meios de comunicação como o The Journal of Human Nutrition and Dietetics confirmam que beber limão pode ter algum benefício específico para certas pessoas, mas a acidez dessa fruta também pode piorar os casos de gastrite.  


O ácido limão tem um alto poder de erosão nos dentes e pode danificar o esmalte dos dentes e manchá-los . 


Por isso, é aconselhável enxaguar a boca após beber e beber antes da escovação.  

Benefícios 

O limão é um alimento que traz muitos benefícios à saúde. 


As suas propriedades têm um efeito positivo desde que façam parte de uma alimentação equilibrada e que o seu consumo faça parte da alimentação habitual.  


Como cítrico, contém flavonóides que são antioxidantes e inibidores da neuroinflamação. 


Esses benefícios podem estar associados a um melhor desenvolvimento cognitivo ou à prevenção de Alzheimer e Parkinson, mas não diretamente ao copo de suco de limão.  


Muitas coisas foram ditas sobre o efeito que um copo de limão e água tem sobre nosso sistema imunológico , mas não há evidências científicas. 


A verdade é que poderia contribuir para a proteção da flora intestinal devido à sua capacidade antimicobacteriana, a menos que seja utilizado como único cítrico da dieta, seus benefícios serão poucos ou nulos.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.