domingo, 4 de outubro de 2020

 Iremos abordar.a seguir, 

 10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado 

Alho, nozes e repolho trazem benefícios para o órgão 

Dr. Joao Merheb  


O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, desempenhando funções essenciais para a saúde – como metabolismo das proteínas e lipídios, armazenamento de algumas vitaminas e minerais e descarte de células sanguíneas desgastadas. 


Quando o fígado fica sobrecarregado por toxinas, essa limpeza do organismo fica comprometida. 


Segundo o dr. João Merheb, nutrólogo do Hospital São Lucas Copacabana, além de evitar o excesso de álcool e o tabagismo, manter uma alimentação saudável, livre também de agrotóxicos, é um dos passos mais importantes para preservar o órgão e evitar a formação de gordura visceral, muito perigosa para a saúde e sintoma de diversas doenças, como câncer do fígado e hepatite. 


A seguir 10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado:  


Abacate  

Além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, o abacate, quando consumido regularmente, ajuda na produção da glutationa pelo organismo. 


O antioxidante ajuda o fígado na função de tratamento de toxinas prejudiciais à saúde.  


Alho  

Segundo o dr. Merheb, a capacidade de desintoxicação do fígado é ativada por enzimas específicas. 

O alho é um dos alimentos que conseguem ativar essas enzimas, potencializando a eliminação das toxinas. 

Além disso, ele é rico em alicina e selênio, que também ajudam nessa função.  


Azeite de Oliva  

Além de trazer muitos benefícios para a saúde, como prevenir o desenvolvimento de câncer e ajudar na perda de peso, o azeite de oliva também dá uma força na hora de eliminar substâncias nocivas do organismo. 

Isso acontece porque o alimento traz uma base de lipídios que sugam as toxinas, impedindo que o fígado fique sobrecarregado. 

Mas atenção: o consumo deve ser feito com moderação.  


Cúrcuma  

Também conhecido como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um tempero muito usado na culinária indiana, principalmente no curry. 

Ele ajuda na desintoxicação do órgão, potencializando a capacidade enzimática do fígado de limpar o organismo.  


Espinafre  

Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.  


Grãos integrais  

Ricos em vitaminas como o complexo B, os grãos integrais, principalmente o arroz, a chia e linhaça, fornecem muitos nutrientes que o fígado aproveita para usar na metabolização de gorduras, principalmente aquela que fica acomodada no fígado e traz muitos riscos à saúde.  


OUVINTES 


Em nossa volta vamos abordar os demais alimentos, capazes de desentoxicar o figado.

Alimentação errada intoxifica, mas uma dieta correta desintoxifica

Recomecemos pela


Laranja  

“Os antioxidantes e a quantidade de vitamina C presentes na laranja funcionam como catalizadores dos processos de limpeza do fígado, aumentando a produção de enzimas hepáticas que desempenham essa função e promovem a desintoxicação”, explica o dr. Merheb.  


Nozes  

Quanto mais ácidos graxos, vitaminas e minerais que o organismo recebe, mais competente é a função de limpeza e cura que o fígado promove no corpo. 


As nozes são uma ótima fonte de ômega-3 e aminoácidos, que estimulam a desintoxicação.  


Repolho  

Apesar de não estar no cardápio de muitas pessoas por seu gosto peculiar, o repolho, tanto em forma de sopa ou de salada, estimula as enzimas do fígado a eliminarem substâncias nocivas do organismo.  


Tomate  

Rico em glutationa, que beneficia diretamente o fígado, o tomate ainda traz diversos outros benefícios para o corpo, como as altas quantidades de licopeno – que ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer.


OUVINTES DA FM AMERICA DE AQUIDAUANA, UMA BOA TARDE E ATÉ O PRÓXIMO PROGRAMA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.