OUVINTES
Maçã
A farinha de maçã, assim como as outras, é riquíssima em pectina, fibra solúvel que tem a capacidade de promover a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso.
"A pectina torna a absorção de glicose menos eficiente, fazendo com que o açúcar seja absorvido mais lentamente, evitando a transformação de açúcares em gorduras", complementa a especialista.
Além disso, essa fibra possui ação reguladora do trânsito intestinal, pois aumenta o volume do bolo fecal e retém mais água, fazendo com que o intestino funcione adequadamente.
Uva
Essa farinha é rica em antioxidantes e fontes de compostos fenólicos, como a luteonina, a quercetina, as procianidinas e o resveratrol:
"As procianidinas e o resveratrol são agentes antioxidantes muito estudados nas doenças cardiovasculares, pois pesquisas mostram que eles agem diretamente na saúde do coração".
Nesse caso, a farinha é indicada para quem quer ter os benefícios dos antioxidantes do vinho, sem precisar tomá-lo todos os dias.
É indicada, também, para as pessoas que precisam tomar cuidado extra com a visão, pois possui luteonina, um composto fenólico importante para os olhos.
Feijão-branco
As farinhas para emagrecer feitas de feijão-branco fornecem nutrientes como cálcio, ferro, potássio, magnésio e outros minerais, vitaminas E e K, folato e fibras.
"Além disso, possui uma proteína chamada faseolamina, que funciona como um bloqueador de carboidrato", informa a profissional.
Como possui vários nutrientes, cada um vai fazer o seu papel, auxiliando o organismo a funcionar adequadamente como um todo.
Assim, apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento para diabéticos que precisam reduzir a quantidade de açúcar e para a diminuição de triglicérides, favorecendo a saúde do coração.
Linhaça
O processo de triturar a linhaça permite que o ômega 3 (presente dentro da semente) fique biodisponível, ou seja, torna-se mais fácil para o corpo utilizar essa gordura do bem com ação anti-inflamatória.
"Muitos estudos têm correlacionado a inflamação celular com a dificuldade de perder peso", acrescenta Tamara.
O ômega 3 também interfere na ação da leptina, um hormônio que sinaliza a saciedade. Coco A alternativa mais rica em fibras, ultrapassando a da linhaça em três vezes!
Ajuda na saciedade, reduz o esvaziamento gástrico, melhora a função intestinal e regula o açúcar no sangue.
"Ela tem baixo teor de gordura, pois é preparada a partir do bagaço do coco, após a retirada do leite da fruta" finaliza a nutróloga.
As farinhas para emagrecer podem ser polvilhadas no iogurte, no suco, na salada, na sopa e utilizadas no preparo de pratos como panquecas, bolos e pães.
A quantidade ideal é de duas a três colheres (sopa) por dia. Está esperando o que para incluí-las na sua dieta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário