quinta-feira, 15 de outubro de 2020

 Frutas que não engordam e efetivam o equilíbrio de peso 

SAÚDE E BEM-ESTAR 

De Michele Azevedo

Usar frutas que não engordam e outros alimentos como nozes, vegetais, grãos inteiros e carnes magras na alimentação podem ajudar a manter peso.  


As dietas ricas em frutas também podem reduzir os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer e outras doenças crônicas. 


Além disso, as frutas também fornecem vitaminas e minerais essenciais para a saúde.   


Frutas que não engordam: 


Como manter o peso 


Uma das maneiras de perder ou manter peso é comendo menos calorias do que o corpo utiliza.  


É possível criar diferentes versões de alimentação com menos calorias, substituindo frutas com baixo teor calórico no lugar de ingredientes com alto teor calórico. 


A água e a fibra presente nas frutas dão mais volume nos pratos, isso faz com que as pessoas comam a mesma quantidade de alimentos, mas com um menor valor de calorias.  


Grande parte das frutas são pobres em gordura e calorias, além de nos manter saciados.  


Quais frutas comer 

Escolha comer bananas, morangos ou pêssegos cortados durante o café da manhã. 


É possível comer uma tigela cheia desses alimentos e, ainda sim, manter um prato com baixo teor calórico.  


Lembre-se de sempre dar uma boa olhada nas calorias de seu prato: os legumes, grãos inteiros e frutas devem estar em maior quantidade. 


Mas não esqueça que o número de calorias que você come conta, mesmo que seja de uma porção de frutas e vegetais.  


Lembre-se: a substituição é a chave 

Algumas frutas que não engordam podem ajudar as pessoas que querem perder ou manter peso e, a base para isso, é a substituição da alimentação.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.