domingo, 13 de maio de 2012

Com gol de Rafael Moura, Fluminense vence novamente e conquista 31º título carioca

Agora, equipe comandada por Abel Braga está a apenas uma conquista de igualar o rival Flamengo em número de títulos Estaduais0



Agência Estado

Reprodução/ESPN
Sem conquistar o título do Carioca desde 2005, o Fluminense finalmente colocou fim ao jejum neste domingo. Mesmo com a possibilidade de perder por até dois gols de diferença para se sagrar campeão, após ganhar a primeira partida por 4 a 1, o time tricolor voltou a vencer o Botafogo no Engenhão, dessa vez por 1 a 0, e garantiu o 31º título Estadual.

Com o resultado, o time das Laranjeiras encostou no rival Flamengo no número de conquistas do Carioca. São 31 títulos da equipe comandada por Abel Braga contra 32 do rival rugro-negro. Substituto de Fred, que se lesionou durante a semana, o centroavante Rafael Moura foi o responsável por marcar o gol que selou o título do Fluminense.

O Botafogo começou a partida no ataque. Com o gramado muito pesado por causa das chuvas, o time alvinegro tentava chegar na área tricolor com lançamentos pelo alto. E aos dois minutos, Elkeson ganhou na cabeça após cruzamento de Márcio Azevedo mas mandou a bola por cima do travessão. Márcio Azevedo era a principal opção de ataque. E aos quatro minutos, Diego Cavalieri teve que sair do gol para afastar o perigo da sua área.



O Fluminense encontrava dificuldades para segurar as investidas adversárias mas adiantou sua marcação.Aos sete minutos, Maicosuel fez grande jogada pelo meio e rolou para Loco Abreu que bateu cruzado para grande defesa de Diego Cavalieri. A resposta tricolor foi fulminante. Anderson arrancou da defesa e rolou para Rafael Moura que entrava livre pelo meio mas o chute de He-Man foi defendido por Jéfferson que evitou o primeiro gol da equipe das Laranjeiras.

Aos 13 minutos, Elkeson bateu falta da intermediária e Cavalieri fez boa defesa, espalmando para escanteio. No Fluminense, Deco tinha dificuldades para armar as jogadas porque recebia marcação pessoal do volante Jadson. Por isso, Thiago Neves era obrigado a recuar para participar da armação das jogadas, mas se limitava a combater os adversários. Rafael Sobis jogava aberto pela esquerda, tentando se aproveitar da inexperiência de Gabriel que estava improvisado na posição.

O time dirigido por Abel só voltou a incomodar, aos 25 minutos, em cabeçada de Gum após cobrança de escanteio mas Jéfferson fez uma defesa segura. O Botafogo caiu de produção ao deixar de acionar seus laterais e concentrar seus ataques em penetrações pelo meio que eram facilmente contidas pela defesa do Fluminense.

Aos 31 minutos, o Botafogo teve outra grande oportunidade. Bruno derrubou Elkeson na entrada da grande área. O próprio Elkeson bateu com violência e a bola passou raspando à trave esquerda defendida por Diego Cavalieri. Aos 37 minutos, Deco que vinha se queixando de dores, pediu para sair depois de choque com Jadson e foi substituído por Wagner. Ao 43 minutos, Rafael Sobis bateu falta de longe e assustou Jéfferson mas a bola saiu no último lance importante do primeiro tempo.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com Herrera no lugar de Elkeson. O atacante argentino se juntou a Loco Abreu numa tentativa do técnico Oswaldo de Oliveira de aumentar o poderio ofensivo da equipe, mas foi o Fluminense o primeiro a incomodar em cobrança de falta executada por Thiago Neves.

Aos cinco minutos, Jadson foi derrubado na entrada da área. Loco Abreu cobrou rapidamnte para Márcio Azevedo que mandou uma bomba mas a bola passou por cima do travessão.

O Botafogo voltou pressionando enquanto o Fluminense, sentindo a falta de Deco, tinha difiuldades de sair jogando em velocidade. Aos dez minutos, após falha de Rafael Sobis, o Botafogo atacou e Fellype Gabriel chutou forte nas Diego Cavalieri defendeu com segurança. Aos 13 minutos, Gum dividiu com Maicosuel e a bola sobrou para Herrera que chutou para nova defesa de Cavalieri.





Agência Estado

Fluminense conquistou o 31º título carioca de sua história
Aos 17 minutos, o Fluminense marcou o primeiro gol. Carlinhos arrancou pela esquerda, tabelou com Rafael Sobis e cruzou para pequena área.Thiago Neves tentou completar mas foi Rafael Moura que empurrou a bola para as redes alvinegras. O técnico do Botafogo trocou o lateral Gabriel pelo atacante Caio. E Caio em ua primeira jogada individual foi derrubado na entrada da área, Márcio Azevedo cobrou com grande perigo para o goleiro tricolor.

A partir dos 25 minutos a torcida do Fluminense iniciou a comemoração do título. E Oswaldo de Oliveira decidiu tirar Loco Abreu para colocar o jovem Vitinho. O Botafogo lutava e aos 33 minutos, Vitinho cruzou fechado, Diego Cavalieri soltou e voltou a defender.

Aos 39 minutos, Jean fez grande jogada individual, driblando vários adversários, mas seu chute acabou nas mãos de Jéfferson. Maicosuel ainda foi expulso por entrada violenta que lhe rendeu o segundo cartão amarelo e o time comandado por Abel Braga ainda perdeu a chance de marcar o segundo gol em conclusões de Wagner e Rafael Moura mas Márcio Azevedo salvou na linha do gol. Depois o time triclor apenas a bola até o apito final para iniciar a comemoração.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.