As mudanças do clima, como se sabe, é consequência do Aquecimento Global, o qual é um fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da da Terra, provocado por fatores naturais ou antrópicos, já tendo desencadeado vários desastres ambientais.
O aquecimento gloal é causaado, principalmenge, por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento e, igualmente, as queimadass.
O aquecimento global começou há 180 anos, muito antes do que se achava até agora, e tudo isso devido ao impacto da revolução industrial no clima, segundo um estudo internacional publicado pela revista científica "Nature".
Uma das consequências mais notáveis é o degelo.
Nos últimos 100 anos, a temperatura média da terra aumentou 0,7C.
Pesquisas apontam que a camada de gelo do Ártico tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de cerca de 15%. A Antártida perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão. A Groelândia também tem sofrido com o aquecimento global, fato preocupante, visto que seu derretimento pode provocar um aumento no nível dos oceanos de até 7 metros.
Outras consequências do aquecimento global são a desertificação, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas .
O ouvinte poderá, agors, imainar as consequências para Mato Grosso do Sul e para as suas cidade, de um nível, ainda que nmínimo de aquecimento global, acima da seguinte siatuação atual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário