10 Benefícios da Alcachofra –
Especialista:
Dra. Patricia Leite
A alcachofra ainda é pouco cultivada no Brasil e muitas pessoas sequer viram uma que não seja enlatada.
Mas os benefícios da alcachofra são tantos que vale a pena uma busca por esta flor exótica.
A parte que ingerimos da alcachofra é o interior do botão de uma flor roxa que pode crescer até um metro de altura.
O exterior do botão é resistente e de aparência espinhosa, o que exige certo cuidado na sua preparação, mas o esforço é recompensado pelo sabor e as propriedades nutricionais deste alimento.
A alcachofra é uma boa fonte de ácido fólico, fibras, vitaminas C e K, entre outros nutrientes.
Ela ocupa a sétima posição na lista dos vinte alimentos mais ricos em antioxidantes do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, o USDA.
Para que serve a alcachofra Alcachofra é bastante versátil, e embora alguns a considere um vegetal, ela é, na verdade um cardo, nome comum a várias plantas com folhas e hastes espinhosas.
Em termos nutricionais, ela é valorosa principalmente devido aos seus benefícios associados à proteção contra vários tipos de câncer, por reforçar a resistência do sistema imunológico, reduzir o colesterol e proteger contra doenças como diabetes, aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.
Alcachofras também são famosas para desintoxicar o corpo e melhorar a saúde do fígado, e por auxiliar no tratamento de problemas digestivos como indigestão, constipação, síndrome do intestino irritável e diarreia.
Além disso, esta pequena flor pode reduzir a pressão sanguínea, eliminar a ressaca, estimular a micção e ajudar no emagrecimento.
Origem da alcachofra
A alcachofra é nativa da região mediterrânea, onde representa um papel importante na base da culinária local.
Atualmente podemos encontrar alcachofras em toda a Europa, no Oriente Médio e nas Américas, mas elas ainda são pouco cultivadas no Brasil.
A parte comestível da alcachofra são os gomos que se formam dentro do botão, antes que ele floresça totalmente.
O tempo é um elemento fundamental no cultivo e colheita da alcachofra, isto ocorre porque ela precisa ser colhida antes que ela floresça totalmente ou se torna dura e imprópria para ser consumida.
O “coração” da alcachofra, ou seja, a base dos botões é frequentemente considerada uma iguaria porque é a parte mais deliciosa da planta.
Ele também é tipicamente a parte mais cara.
A alcachofra como um diurético natural “emagrecedor”
De acordo com um guia nutricional especializado, o extrato de alcachofra pode servir como um diurético natural.
Ele pode ajudar a evitar a retenção de líquidos no organismo e serve como um estimulante das funções renais.
Sabe-se que diuréticos naturais podem ajudar a perder de dois a quatro quilos de peso associado à retenção de água no corpo em apenas uma semana.
O extrato de alcachofra é encontrado na composição de muitos suplementos para perda de peso no mercado.
Ele ajuda a promover a secreção de bile, que é produzida no fígado e armazenada na vesícula.
Ao acelerar a produção de bile, ele ajudar a perder peso em água no organismo.
Alcachofras também podem acelerar a perda de peso porque podem servir como um laxante natural para remoção de resíduos indesejáveis e toxinas do corpo.
Só é preciso ter cuidado porque embora o extrato de alcachofra apresente efeitos colaterais praticamente nulos, pessoas que tomam o suplemento precisam beber muita água e manter-se hidratado.
Também é preciso ingerir calorias suficientes para evitar que o metabolismo do corpo diminua e o corpo sinta fome, tornando mais difícil a queima de calorias e a perda peso.
Ouvintes
Nenhum comentário:
Postar um comentário