sexta-feira, 21 de agosto de 2020

 

O que acontece com o seu cérebro quando você trabalha sem dormir 




Monica Torres 



Você pode até pensar que está bem no trabalho quando passou uma noite mal dormida, mas pesquisas indicam que não é o caso. Inúmeros profissionais se parecem com zumbis cansados quando vão trabalhar depois de uma noite de insônia. 



O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda entre 7 e 9 horas de sono cada noite para adultos, mas constatou que 1 em cada 3 adultos dorme menos que isso. 



Em uma pesquisa de 2016 feita pela CareerBuilder com 3.200 funcionários, 1 em cada 5 disse que dorme em média 5 horas por noite ou menos. 


Mas muitos de nós não temos consciência dos efeitos da privação de sono. 



“Se você dormiu menos de 7 horas na noite passada, já está com o sono um pouco deficiente. 


Você provavelmente vai negar, dizendo que está ótimo. 


Mas se te colocássemos em um de nossos laboratórios de sono e lhe pedíssemos para realizar algumas tarefas de performance, veríamos que você não as realizaria tão bem quanto faria se estivesse bem descansado”, disse a neurocientista 

Jeanne Duffy, professora associada da Escola Harvard de Medicina, onde trabalha na Divisão de Transtornos do Sono e Circadianos. 



A partir do momento em que a insônia vira um padrão, você talvez nem se dê conta de estar funcionan

do abaixo do seu potencial pleno. 



“Digamos que você dormia 8 horas por noite e, de repente, começa a dormir apenas 6. Nos primeiros 2 dias você vai realmente sentir a diferença. 



Depois disso, você não nota mais”, disse Duffy, falando da privação crônica de sono. 


“Não porque a privação de sono não esteja tendo um impacto negativo, mas porque você criou um novo quadro de referência.” Mas quando você deixa de dormir o suficiente, há consequências reais. 






Quando fica acordado até tarde maratonando uma série, se angustiando com seu trabalho ou cuidando de um filho, sua performance no trabalho no dia seguinte é prejudicada. 



1. Você fica distraído 


Você se flagra passando de uma aba para outra no seu browser, sem conseguir se concentrar no trabalho? 



Pode ser uma reação à privação de sono, disse Duffy. 


Uma maneira que o cérebro tem de tentar te manter desperto “é ficar constantemente procurando distrações. Isso impacta sua capacidade de se concentrar sobre uma tarefa e efetuá-la bem”, diz. 



2. Fica ansioso 


Basta não dormir o quanto você precisa para o mundo parecer um campo minado no dia seguinte, repleto de perigos. 



Se você estiver altamente ansioso no trabalho, a razão disso pode ser que não dormiu o suficiente. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley chamaram 18 pessoas para passar uma noite de sono normal no laboratório de sono da universidade, seguida por uma noite de privação total de sono. 



Após a noite sem dormir, o nível de ansiedade dos participantes estava 30% mais alto. 



Metade dos participantes alcançou o nível de ansiedade relatado em pessoas com transtornos de ansiedade. 



  OUVINTES


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.