domingo, 20 de junho de 2010

Brasil faz 3 a 1 na Costa do Marfim e está nas oitavas de final


Luis Fabiano desencanta e marca dois; Elano também balança as redes, mas deixa o campo machucado após entrada dura e Kaká acaba expulso

ANDRÉ RIGUE - estadão.com.br

Eduardo Nicolau/AE
Luis Fabiano arremata para o gol após dar dois chapéus

A seleção brasileira está nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Com show do atacante Luis Fabiano, o Brasil derrotou a Costa do Marfim por 3 a 1, e chegou à liderança do Grupo G com seis pontos - apesar de Portugal e Coreia do Norte se enfrentarem na manhã desta segunda, a equipe de Dunga está matematicamente classificada.

O Brasil demonstrou mais entrosamento no meio de campo. Apesar da expulsão, Kaká foi mais participativo e conseguiu criar boas jogadas com Elano, diferente do ocorrido na vitória na estreia contra a Coreia do Norte. Luis Fabiano esteve melhor posicionado e conseguiu marcar dois gols, o que encerrou o jejum de seis partidas sem balançar as redes pela seleção brasileira.

Daniel Piza
Começo de melhora

Com a classificação garantida, a seleção brasileira agora ficará de olho no rival das oitavas de final. Para confirmar a liderança do grupo, o Brasil precisará de um empate no confronto contra Portugal, no dia 25, às 11 horas.

Com a liderança, enfrentará o segundo colocado do Grupo H, que tem Suíça, Chile, Espanha e Honduras.

No jogo deste domingo no Soccer City, o técnico Dunga colocou em campo a mesma equipe que venceu a Coreia do Norte. Logo no primeiro lance, Robinho quase marcou um golaço. No primeiro minuto, o camisa 11 recebeu passe de Kaká, viu o goleiro Barry adiantado e arriscou de fora da área. A bola passou perto do gol.

Com maior posse de bola, o Brasil jogou com cuidado, de olho nos erros africanos. A Costa do Marfim, mesmo com o atacante Drogba, não fez muita coisa a não ser cruzar bolas na área. No mais, Sven-Goran Eriksson tentou reforçar a marcação para anular Kaká e Robinho. Mas a marcação africana, muitas vezes violenta, sucumbiu diante do talento brasileiro.

O primeiro gol do Brasil chegou aos 25 minutos do primeiro tempo. Robinho tabelou com Luis Fabiano, que devolveu para Kaká. O camisa 10 ganhou da marcação e enfiou na área para o 'Fabuloso'. Para afastar o jejum, Luis Fabiano soltou a bomba com o pé direito, cruzado, e estufou as redes da Costa do Marfim. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

Na história das Copas do Mundo, o Brasil sempre ganhou de rivais africanos nos seis confrontos com o deste domingo em Johannesburgo. A vitória da seleção brasileira diante da Costa do Marfim foi ampliada no segundo tempo. Aos 6 minutos da etapa final, Luis Fabiano fez um gol fantástico.

O camisa 9 recebeu na entrada da área, deu dois chapéus, deixando para trás Touré e Zokora. O atacante ainda ajeitou a bola com o braço, antes de chutar com o pé esquerdo para o fundo das redes. O árbitro francês Stephane Lannoy validou a jogada, mesmo ao demonstrar dúvida sobre a utilização do braço. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

Brasil Brasil 3
Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká (Ramires); Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga
Costa do Marfim Costa do Marfim 1
Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene ; Yaya Touré, Tiote , Eboue (Romaric) e Dindane (Gervinho); Kalou (Keita ) e Drogba
Técnico: Sven-Goran Eriksson
Gols: Luis Fabiano, aos 25 minutos do primeiro tempo; Luis Fabiano, aos 6, Elano, aos 17, e Drogba, aos 34 minutos do segundo tempo
Árbitro: Stephane Lannoy (França)
Público: 84.455 torcedores
Estádio: Soccer City, em Johannesburgo (África do Sul)

A Costa do Marfim ficou completamente batida. O terceiro gol brasileiro surgiu aos 17 minutos do segundo tempo. Em bela jogada, Kaká levou pela esquerda e cruzou. Elano apareceu livre na pequena área e mandou para o fundo das redes - foi o segundo dele na Copa do Mundo. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

Elano machucado. Dois minutos depois de marcar o gol, Elano levou a pior em disputa com Tiote - o marfinense deixou a perna de forma desleal e acertou o brasileiro. O meia foi substituído por Daniel Alves e deixou o campo carregado. O camisa 7 passará por exames para saber se a contusão é grave.

Bobeada na marcação. Contra a Coreia do Norte, o Brasil falhou na marcação no final. Um novo erro foi registrado neste domingo. Aos 34 minutos, Touré cruzou da esquerda. Drogba cabeceou no canto esquerdo de Julio Cesar e marcou o único gol marfinense - o primeiro de um africano contra o Brasil na história das Copas. ( Ouça o gol na Eldorado/ESPN)

Kaká expulso. Os minutos finais da partida foram quentes. Com a má atuação do árbitro Stephane Lannoy, os jogadores abusaram da violência. Revoltado com tantas entradas duras, Kaká recebeu dois cartões amarelos e acabou expulso - o segundo por deixar o braço em Keita. Ficará de fora do confronto contra Portugal no último jogo pelo grupo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.