sábado, 26 de junho de 2010

Com apenas 72h de intervalo, Brasil luta para recuperar 'baleados' (Danuza Peixoto)

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer

Em Durban (África do Sul)Pela primeira vez na Copa, a seleção terá apenas 72 horas de descanso entre uma partida e outra. É um intervalo normal, que os atletas estão habituados a enfrentar no universo de clubes, mas que pega o Brasil com cinco jogadores aos cuidados do departamento médico. Entre eles, Felipe Melo e Julio Batista preocupam especialmente o médico José Luís Runco.



AS PREOCUPAÇÕES NO MEIO DE CAMPO



Felipe Melo (e) preocupa para o jogo contra o Chile





Já Elano volta a equipe titular da seleção brasileira



NA FREI CANECA, BRASILEIROS QUEREM VER CRISTIANO

PELÉ ESPERA QUE BRASIL JOGUE MELHOR NAS OITAVAS

CONFIRA OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL



Com uma torção no tornozelo esquerdo, depois de levar um pisão de Pepe, Felipe Melo fez aplicação de gelo assim que deixou o campo, amparado. Segundo Runco, sua situação "preocupa". Neste caso, o curto intervalo entre o jogo com Portugal e a partida contra o Chile, pelas oitavas, deverá dificultar a recuperação do volante a tempo.



Julio Batista, que mancava um pouco depois do empate de sexta-feira contra Portugal, devido a uma torção no joelho esquerdo, também preocupa o médico brasileiro. O reserva de Kaká disse que seu joelho está "levemente inchado", mas não fez prognósticos sobre a recuperação.



Os casos que menos preocupam são de Julio Cesar, Robinho e Elano. O goleiro levou um pisão no segundo tempo da partida contra Portugal, foi longamente atendido no gramado, mas não reclamou de dores posteriormente. "Não foi nada grave", disse Runco.



O médico da seleção também manifestou pouca preocupação com o estado de Robinho, apesar da surpresa causada pela sua não escalação contra Portugal. Runco disse que o atacante foi "poupado", mas o técnico Dunga revelou que ele sentiu dores musculares.



Elano, por último, dá sinais que estará apto para as oitavas, depois de ter sido vetado para o jogo contra Portugal. O meia levou uma pancada tão violenta no tornozelo na partida com Costa do Marfim que chegou a pensar que teria quebrado a perna. O jogador treinou forte na manhã de sexta-feira e, segundo Runco, não deve ser problema.



"O Elano é seguro que joga, estou tranquilo", disse Dunga na entrevista coletiva após o empate sem gols com Portugal em Durban.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.