quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Feijão vermelho: 


O superalimento 



Publicado por Massa Madre e por Blogs do Painelo do  Paim


Repleto de proteínas, fibras solúveis e insolúveis, folato (vitamina B9), magnésio, potássio, e vários outros componentes necessários para uma boa saúde, os feijões vermelhos realmente se encaixam na categoria de “supercomida”. Mas quais são exatamente os benéficos em consumir essa leguminosa?

Através de uma publicação na renomada Seven Contries Study foi possível descobrir o grande benefício do feijão vermelho para o coração, o consumo de apenas um copo supre 1/3 da necessidade de folato diária, nutriente o qual a deficiência está intrinsecamente ligada a doenças cardíacas, coronárias e infartos. 


Além disso, a Vitamina B9 também ajuda a eliminar a homocisteína, substância tóxica que pode causar grave dano arterial.

Os benefícios ao consumir feijão vermelho não estão apenas relacionados à suas fibras e folatos; o feijão vermelho também é repleto de antioxidantes. 


Os flavonóides representam uma das mais importantes classes de antioxidantes, a qual é extremamente presente na composição do feijão vermelho, particularmente em se tratando de proantocianidinas (também conhecidas como taninas condensadas).

OUVINTES...


Como se o fator de o feijão vermelho ser amigo do nosso coração não fosse suficiente para adicionarmos ele a nossa dieta, ainda podemos contar com o seguinte benefício: 


As fibras, proteínas e carboidratos complexos presentes no feijão vermelho, ajudam a estabilizar os níveis de açúcar do sangue, o que faz do feijão vermelho excelente para pessoas com resistência à insulina, hipoglicemia e diabetes.

A propriedade do feijão vermelho de estabilizar os níveis de açúcar do sangue podem ajudar pessoas obesas e acima do peso na sua batalha pessoal contra o excesso de gorduras no corpo. 


Quando os níveis de açúcar do sangue estão estáveis, menos insulina é excretada pelo pâncreas, o que por sua vez reduz a estocagem de energia em forma de gorduras pelo corpo, auxiliando assim na perda de peso saudável.

Para além disso, é fundamental citar os benefícios do feijão vermelho para vegetarianos e veganos. Ingerir uma refeição composta de feijão vermelho e arroz (ou outros grãos) não irá apenas prover para você uma proteína completa, mas também dará uma alimentação rica em proteínas que são livres de colesterol, diferentemente das proteínas animais que tendem ser ricas em colesterol. 


OUVINTES...



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.