segunda-feira, 24 de agosto de 2020



É natural que nos dias mais frios o apetite aumente e dê aquela vontade de consumir alimentos mais calóricos, que aqueçam o corpo e, ao mesmo tempo, que garantam aquela sensação de conforto. 


De fato, o inverno faz com que o nosso organismo precise gerar mais calor para manter o corpo aquecido a uma temperatura média de 36 a 37,5 ºC. 


Dessa forma o corpo gasta mais energia para produzir calor e manter a temperatura interna, o que aumenta o metabolismo.

Mas é preciso notar que essa elevação do gasto calórico, além de pequena é variável em cada indivíduo de acordo com vários fatores como quantidade de massa muscular, idade, sexo. 


"E isso não é suficiente para gerar perda de peso corporal, apenas o equilíbrio térmico do organismo", afirma Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.