quarta-feira, 8 de junho de 2011

Na despedida de Ronaldo, Brasil bate Romênia por 1 a 0

Após fazer sua despedida na Seleção, atacante deu uma volta olímpica ao redor do campo e fez um rápido discurso de agradecimento


JEFFERSON BERNARDES/AFP
Ronaldo
Acompanhado dos filhos Ronald e Alex, o R9 se despediu da Seleção sem marcar


Em noite marcada pela despedida de Ronaldo, a Seleção Brasileira derrotou a Romênia por 1 a 0, nesta terça-feira, em amistoso disputado no Estádio do Pacaembu. Fred marcou o único gol da partida, no último teste antes da Copa América, mas quem concentrou todas as atenções foi o Fenômeno. Em campo por apenas 17 minutos, no primeiro tempo, o ex-atacante teve três chances para marcar, mas não conseguiu deixar sua marca.

Foram apenas 17 minutos em campo, muitos quilos a mais, sete toques na bola, duas chances claras desperdiçadas frente a frente com o goleiro – além de uma bola para fora – e nenhum gol. A despedida com a camisa da Seleção Brasileira de um dos grandes gênios que o futebol mundial já conheceu não teve a marca do maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 15 gols, mas foi mais uma daquelas partidas para entrar para a história.

Com 15 minutos de bola rolando e as primeiras imagens do Fenômeno se aquecendo no vestiário do Pacaembu, os torcedores foram ao delírio nas arquibancadas do estádio, apesar do vento forte e frio que incomodavam bastante. “Ô lê lê, ô lá lá, o Ronaldo vem aí e o bicho vai pegar”, comemoravam os mais de 30 mil presentes.

Aos 28 minutos, subiu as escadarias que dão acesso ao gramado pela última vez com a camisa nove do Brasil. Caminhando lentamente, passou por todo o banco de reservas, foi saudado pelos companheiros e recebeu rápidas instruções do técnico Mano Menezes.

Como já estava combinado antecipadamente, aos 30, o atacante Fred, que já tinha balançado as redes, deu lugar ao Fenômeno. Fred saiu do gramado fazendo reverências ao jogador, chamado carinhosamente de Presidente por todos os atletas da Seleção Brasileira.

Fred
Fred marcou o único gol do jogo, garantindo a vitória brasileira

Dentro de campo, o excesso de peso insistia em atrapalhar sua última performance. Ronaldo recebeu dois passes precisos de Robinho e Neymar, mas, mesmo frente a frente com o goleiro romeno, desperdiçou, dando mostra que os reflexos não são mais os mesmos, apesar da técnica ainda permanecer.

Com o apito do árbitro, Ronaldo deu sua última volta olímpica, depois de passar por um corredor formado por atletas das duas seleções. O percurso foi feito a passos bem lentos, enquanto ele, enrolado na bandeira do Brasil e ao lado dos dois filhos, Ronald e Alex, saudava o público. Aqueles que conseguiram se espremer no alambrado levaram de lembrança uma foto do Fenômeno.

“Eu tentei fazer um gol nestes 15 minutos. Seria uma pequena retribuição. Obrigado por tudo que fizeram por mim em todos estes anos. Obrigado por terem me aceitado como eu sou, por terem chorado como eu chorei. Obrigado por todo amor e até breve, mas desta vez fora dos campos”, foram as poucas palavras de agradecimento pronunciadas pelo Fenômeno, bastante emocionado, no intervalo do jogo em um pequeno púlpito armado no centro do Pacaembu.

Ronaldo

Brasil piora sem Ronaldo

No amistoso com a Romênia a Seleção Brasileira apresentou seu melhor futebol no primeiro tempo, principalmente nos 17 minutos em que o Fenômeno esteve em campo. Isso porque todos os jogadores brasileiros se esforçaram para levar a bola à área adversária e tocar para ele marcar um gol em sua despedida.

Nos outros 78 minutos, a Seleção demonstrou alguns bons momentos, mas recebeu vaias da torcida, que queria mais raça e, claro, gols.

A primeira tentativa brasileira foi com David Luiz, que chutou fraco, de longe, logo aos 50 segundos. Logo aos 3 minutos, Jadson sofreu pênalti junto à linha da grande área, mas o árbitro errou ao marcar uma falta simples. Fred bateu mal, mas conseguiu um escanteio. Na cobrança, Lúcio pegou a bola no ar e o goleiro fez boa defesa.

A melhor chance do Brasil foi aos 11 minutos. Neymar recebeu a bola pouco à frente do meio de campo, driblou três, mas o chute foi para fora. Aos 19, Maicon, na lateral direita, atravessou a bola, rasteira, para Robinho, que bateu nas redes, mas do lado de fora.

Mas o gol veio aos 21 minutos. Neymar recebeu a bola de Jadson, na esquerda, tirou o goleiro e cruzou para Fred empurrar para as redes. Três minutos depois a Romênia deu o troco, com seu primeiro chute a gol. Com a entrada de Ronaldo, a Seleção chegou três vezes ao gol, mas não marcou.

Já no segundo tempo, Mano Menezes aproveitou para dar chances a outros jogadores. Entretanto, com as modificações o jogo esfriou. A prova disso foi que a torcida começou a gritar para que o Fenômeno retornasse a campo.

Ficha Técnica:

Brasil 1 x 0 Romênia

Brasil - Victor; Maicon, Lúcio (Luisão), David Luiz e André Santos; Sandro (Lucas Leiva), Elias e Jadson; Neymar (Thiago Neves), Fred (Ronaldo, Nilmar) e Robinho (Lucas Silva). Técnico: Mano Menezes

Romênia - Tatarusanu (Pantilimon); Rapa, Papp, Gardos e Latovlevici; Gabriel Torje, Muresan (Alexa), Bourceanu (Giurgiu) e Sanmartean (Alexe); Surdu (Tanase) e Ciprian Marica (Zicu). Técnico: Stephen Jovan (interino)

Gol - Fred, aos 21 minutos do primeiro tempo

Cartão amarelo - Muresan (Romênia)

Árbitro - Sergio Pezzota (Fifa-Argentina)

Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.