segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

BOA TARDE, FRAZÃO!

BOA TARDE, WILIAM FRANCO!

BOA TARDE OUVINTES DA  RÁDIO 

FM AMÉRICA! 


CAROS OUVINTES:


O Brasil reinaugurou, no dia 15 deste mês,  a Estação Antártica Comandante Ferraz, sua base para pesquisas científicas naquele Continente gelado. 


 O evento contou com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão, dos ministros Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), além de representantes da Marinha, outras autoridades brasileiras e pesquisadores.


A base brasileira na Antártgida reabre, assim, para cientistas e pesquisadores, mas só estará funcionando plenamente dentro de três meses, quando terminará a fase de testes. 


A operação e a logística da base são de responsabilidade da Marinha, que recebe o a apoio da Aeronáutica. 


A nova estação é sustentável e de baixo impacto ambiental. Toda a estrutura usada na construção é desmontável e reciclável. 


Os módulos foram feitos em contêineres fáceis de serem transportados por qualquer navio. 


Além disso, os acabamentos e parte da montagem da estrutura foram feitos fora da Antártica, o que diminuiu o impacto por transporte, otimizando a logística. 


A questão energética também foi pensada no projeto para ser menos dependente de energias não renováveis. 


Por isso, foram instalados painéis fotovoltaicos e geradores eólicos que produzem cerca de 30% da energia consumida na estação.


O complexo é maior e mais moderno do que o anterior. 


Tem mais de 4,5 mil m² de área construída, 17 laboratórios e capacidade para até 65 pessoas. 


A custo de 99 milhões e 600 mil dólares (cerca de R$ 400 milhõe de reais), só foi entregue quase oito anos após um incêndio, em 2012, que destruiu grande parte da Estação e deixou dois mortos


Pesquisadores brasileiros estão há mais de três décadas no continente.


Segundo o governo, o objetivo é realizar pesquisas em áreas como oceanografia, biologia, glaciologia e meteorologia.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.