sábado, 25 de janeiro de 2020

Em program anterior, recordamos a famosa frase de Hipócrtates, o pai da medicina  


Você é o que você come 


Certamente, a comida continua presente na vida da maioria de nós para além da necessidade de subsistência. 

Idade biológica x Idade cronológica: descubra a diferença

O corpo humano tem duas idades diferentes: a idade biológica x idade cronológica. Se você quer saber qual é a sua idade verdadeira, não olhe o calendário. Ele mostra qual é a sua idade cronológica, mas o número pode estar longe de ser a definição real de quem você é.
O tempo cronológico é capaz de mostrar por quanto tempo você habita a Terra, desde o dia do seu nascimento. No entanto, como um índice de envelhecimento, ele pode falhar.
Já a idade cronológica se refere ao tempo real de um ser humano, enquanto a idade biológica refere-se a quantos anos parece que a pessoa tem.


Ainda avaliamos a maturidade de uma pessoa de acordo com os anos que ela diz, e quantas vezes não paramos para dizer: “Nossa, mas você não aparenta sua idade”.

Idade Biológica Funcional

Sua idade biológica funcional é a idade do sistema do seu corpo. Dada a enorme complexidade das diversas partes que interagem na nossa composição e fisiologia, não é uma “idade” simples de calcular.
De início, é útil termos em mãos alguns dados, como: pressão arterial, potência cardiorrespiratória, níveis de glicose e de lipídios no sangue, rugas na pele, etc. Se exercitar regularmente, por exemplo, pode fazer com que você reduza a perda das funções fisiológicas fundamentais em até 50%, como capacidade aeróbica, força muscular e do sistema imunológico.
A quantidade e qualidade da massa óssea é um bom parâmetro para avaliar a idade biológica. Sabe-se que pessoas que fazem exercícios de resistência perdem menos massa óssea comparado às sedentárias. Com um exame específico é possível avaliar se você está perdendo ou conseguindo mantê-la.
A capacidade dos rins em filtrar as toxinas e do intestino em manter seu funcionamento regular são outros parâmetros que fazem parte da avaliação da idade corporal. Cigarro (todos os tipos), bebida alcoólica, sono inadequado, ingestão em excesso de gorduras hidrogenadas e saturadas, alto consumo de açúcar e sedentarismo são todos fatores que contribuem para reduzir a idade biológica – e a real.
Manter um estilo de vida saudável, entretanto, pode mostrar uma idade biológica de cinco a 10 anos mais jovem do que sua idade cronológica.

A idade biológica pode ser maior que a cronológica?

Sim, isso pode acontecer. Algumas pessoas mantêm um estilo de vida pouco saudável e os sinais de envelhecimento começam a aparecer mais cedo, como perda de memória, rugas, perda de elasticidade e brilho da pele, ganho de peso, falta de energia, diminuição da libido, insônia, etc.
Então, como “parar” o envelhecimento, voltar no tempo ou diminuir a idade biológica? A verdade é que todos nós queremos parecer jovem por mais tempo.
As decisões e escolhas para a saúde interior e exterior são bastante cruciais. Sua idade biológica vai se manter boa ou diminuir, se você:
  • Adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta;
  • Evitar alimentos processados, fritos e gordurosos;
  • Beba 8 a 10 copos de água por dia;
  • Se necessário, conhecer mais sobre procedimentos estéticos para suavizar a aparência envelhecida da pele;
  • Se exercitar;
  • Desintoxicar (reduzir o nível de toxinas em seu corpo);
  • Eliminar o cigarro;
  • Reduzir a ingestão de álcool;
  • Controlar os seus níveis de estresse;
  • Monitorar sua pressão arterial regularmente;
  • Dormir bem, todos os dias.

Calcule a sua idade biológica

Testes de idade biológica, sem dúvida, são uma grande ferramenta no protocolo da saúde preventiva. Com os resultados, é possível identificar o que é necessário mudar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.