terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Dentre suas grandes obras e contribuições, destaca-se 

 “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.) foi um médico grego, considerado o pai da Medicina, o mais célebre médico da Antiguidade e o iniciador da observação clínica.

Para ele, todo corpo traz em si os elementos para a sua recuperação. Mas o conhecimento do corpo só é possível a partir do conhecimento do homem como um todo.

"Você é o que você come" é um ve­lho ditado. 


Nossa alimentação expressa muito bem a respeito de quem somos, de como estamos e de como ficaremos no futuro. 

Aquilo que comemos pode fazer bem ou mal a nossa saúde, reza a crença popular.


Brillat-Savarin, grande especialista da 
fisiologia dos gostos, elaborou a máxima 
"Dize-me o que comes e te direi quem és".

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.