segunda-feira, 11 de maio de 2020

Tereré 'ajudou' a aumentar mais 09 e subir para 21 o número de casos de Covid-19 em Guia Lopes





O compartilhamento de tereré é apontado como o vilão para transmissão de coronavírus na pequena cidade de Guia Lopes da Laguna, de 9,8 mil habitantes, localizada entre Jardim e Maracaju.

Na noite desta sexta-feira (8) o prefeito Jair Scapini usou as redes sociais para anunciar mais 9 casos da doença. 

No meio da semana o município teve a confirmação de 12 casos, motivando o fechamento de um frigorífico, já que a maioria dos infectados trabalham no local.

"Estou muito triste, venho aqui informar que, de 10 exames, 9 foram confirmados e agora passamos para 21 casos. 

Eu peço para você que tem seu comércio para cuidar dos funcionários. É o tereré que está trazendo essa pandemia", comentou.

O secretário de saúde Marcelo Gonçalves participou da live do prefeito e afirmou que os funcionários do frigorífico Brasil Global com a doença também contraíram o vírus após o compartilhamento de tereré com pessoa infectada de fora do município.

O Ministério da Saúde já vinha orientando para que a população não participe de rodas de tereré e chimarrão, no entanto, cidades do interior possuem forte resistência e mantém contatos diários com amigos, vizinhos e parentes.

Conforme o secretário, uma pessoa na cidade estava internada com suspeita de coronavírus, contudo o exame descartou a doença. 

"Infelizmente vai crescer cada vez mais [número de casos], pois agora fugiu do controle", avisou Marcelo Gonçalves.

Ele pediu para os moradores não chegarem perto de pessoas do grupo de risco – Idosos e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma).

Os exames positivos foram confirmados pelo Laboratório Central (Lacen) de Campo Grande. 

Preocupado com o avanço da doença, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde fizeram teleconferência com a equipe de saúde de Guia Lopes da Laguna, sobre medidas a serem adotadas.

O secretário Marcelo afirmou que o Estado está preocupado com o crescente número de casos. 

Ontem, o prefeito Scapini determinou situação de lockdown na cidade, com o bloqueio de circulação de pessoas. Ele disse que foi muito criticado, mas que também recebeu apoio.

O problema é que Guia Lopes da Laguna não dispõe de rede de saúde para enfrentar a pandemia. 

Não há UTI e nem respirador para tratar pacientes graves. 

Até o momento nenhuma das 21 pessoas com o vírus precisou ser transferido para Campo Grande, cidade que dará suporte.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.