terça-feira, 26 de julho de 2011

Mano mantém a base do time


Clique para Ampliar
Mano Menezes alfinetou o técnico do Santos, Muricy Ramalho, que havia pedido para que o colega não convocasse seus principais jogadores para o amistoso diante da Alemanha
FOTO: REUTERS
Pouco mais de uma semana após a eliminação da Seleção nas da Copa América, o técnico Mano Menezes convocou, ontem, a equipe para o amistoso contra a Alemanha, marcado para o dia 10 de agosto, em Stuttgart. E ele optou por manter a base do grupo que disputou o torneio na Argentina, mas chamou algumas novidades como o volante Ralf, do Corinthians, e o zagueiro Dedé, do Vasco.

Do grupo que foi convocado para a Copa América, o goleiro Jefferson, o lateral Adriano, o zagueiro Luisão, o volante Sandro e os meias Jadson e Elano ficaram fora da lista divulgada ontem. Mas veteranos como o zagueiro Lúcio e o goleiro Julio Cesar, ambos da Inter de Milão, que tiveram desempenho irregular na Argentina, voltaram a ser chamados. Assim, foram mantidos 17 dos 23 jogadores que disputaram o torneio.

Mano também manteve no grupo os dois jovens astros do futebol brasileiro, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar, apesar do apelo santista para que eles não fossem convocados neste amistoso. O técnico Muricy Ramalho chegou a pedir publicamente para que os jogadores ficassem fora da lista da Seleção, porque o jogo contra a Alemanha acontece no mesmo dia em que o Santos faz o clássico com o Corinthians pelo Brasileirão.
"Nunca reclamei de convocação (quando era técnico de clube) e sei que jogadores têm como objetivo estar na Seleção, assim como os técnicos. Em relação a adiar jogos, não é da minha área. Cada um precisa fazer sua parte. Esse jogo que acontecerá agora (Santos x Corinthians) já estava em outro lugar na tabela (seria em 19 de junho), quando o Santos estava jogando a Libertadores e nem tinha relação com a Seleção", disse Mano, ao justificar a presença dos dois atletas na lista.

Pênalti na lua
Enquanto Neymar e Ganso foram chamados, o também santista Elano ficou de fora da lista. Mas Mano garantiu que sua ausência não tem relação com o pênalti perdido pelo jogador na decisão diante do Paraguai. "É uma questão de opção", avisou.

Apesar de ter mantido a base, Mano também convocou algumas novidades: assim como Ralf e Dedê, o volante Luiz Gustavo, do Bayern de Munique, foi chamado pela primeira vez. Enquanto isso, o meia Fernandinho, do Shakhtar Donetsk, o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, e o atacante Jonas, do Valencia, voltam à equipe.

O volante Lucas Leiva, titular absoluto da Seleção, ainda é dúvida para o amistoso contra a Alemanha. Ele foi convocado, mas a CBF espera uma confirmação da Fifa para saber se o jogador terá que cumprir suspensão pela expulsão no jogo contra o Paraguai - a pena pode ser válida apenas para a próxima competição oficial, que seria a Copa das Confederações de 2013.

Convocados
Goleiros
Julio Cesar (Inter de Milão) e Victor (Grêmio)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Inter de Milão) e André Santos (Fenerbahçe)

Zagueiros
David Luiz (Chelsea), Lúcio (Inter de Milão), Dedé (Vasco) e Thiago Silva (Milan)

Volantes
Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Ralf (Corinthians), Elias (Atlético de Madrid) e Luiz Gustavo (Bayern de Mun.)

Meias
Lucas (São Paulo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Fernandinho (Shakhtar Donetsk) e Renato Augusto (Bayer Leverk)

Atacantes
Robinho (Milan), Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Alexandre Pato (Milan) e Jonas (Valencia)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.