domingo, 3 de julho de 2011

Defesa leva só dois gols na Era Mano e inicia Copa América em alta

 . Foto: Ricardo Matsukawa/Terra Sob o comando de Lúcio, zaga de Seleção Brasileira tornou-se ponto forte nos últimos anos
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Fábio de Mello Castanho
Tarian Chaud
Direto de La Plata
Com apenas dois gols levados em oito jogos, a Seleção Brasileira inicia a Copa América neste domingo com a defesa construída por Mano Menezes em alta. Durante a preparação brasileira para o torneio na Argentina, os zagueiros apontaram uma evolução no setor nos últimos anos e sustentaram que o Brasil também pode ser considerado um país de defensores.
"No passado a crítica em cima dos zagueiros era muito grande e teve que mudar com o tempo. O Brasil sempre vai ser o país do futebol bonito e arte. Mas os zagueiros serem respeitados mais hoje em dia mostra a nossa melhoria. Todos os setores estão bem servidos e os defensores estão fazendo boas campanhas no seus clubes", disse Luisão.
O jogador, convocado constantemente para a Seleção desde 2004, é uma prova desta mudança. Praticamente reserva durante todo este período, Luisão mostrou segurança quando esteve em campo pelo Brasil e teve vaga cativa nas convocações de Mano Menezes.
Os outros três zagueiros na Copa América também gozam de prestígio internacional. Mano iniciou o trabalho apostando em Thiago Silva, do Milan, e David Luiz, do Chelsea. A volta do capitão Lúcio neste ano fez David ir para a reserva e o setor está longe de ser o mais problemático para o treinador.
"De 2002 para cá a Seleção sempre foi muito cobrada na parte defensiva e hoje, não só o David e o Thiago têm condições de representar a Seleção. Hoje é comum zagueiros brasileiros serem valorizados na Europa. O Brasil melhorou e produz bons zagueiros", disse Lúcio.
A evolução dos zagueiros brasileiros coincidiu com a maior presença de jogadores da posição na Europa. Até a década de 90, o Brasil era um exportador basicamente de atacantes, situação que mudou nos últimos anos.
"Uma coisa vai puxando a outra. A Seleção cresceu bastante, evoluiu bastante. A gente lutou e nadou contra a correnteza quando ninguém acreditava em nós. Os títulos e as conquistas na Europa fazem com que cada vez mais o futebol brasileiro seja valorizado no mundo inteiro. São vitórias conquistadas no campo", disse Lúcio.
O Brasil estreia contra a Venezuela neste domingo, às 16h (de Brasília), em La Plata. O time ofensivo, com um quarteto formado por Ganso, Neymar, Pato e Robinho, também pode dificultar o trabalho dos defensores que pedem a ajuda dos atacantes na marcação.
Terra

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.