sexta-feira, 3 de abril de 2020


BOA TARDE, FRAZÃO!

BOA TARDE, WILIAM FRANCO!


BOA TARDE OUVINTES DA RÁDIO 



FM AMÉRICA

Existe um princípio administrativo que postula: 

As necessidadeds a sererm satisfeitas são sempre maiores que os recursos disponíveis.

Isto se torna cada vez mais evidente no que se refere à atual situação do nosso sistema de saúde.

Dai o  quase desespero do Ministro Mandeta ajed sabe que com o avanço inexóravel da pandemia, vai  faltar recursos materiais para atender, mesmo que haja recursos financeiros, mas o fato é que o sistema produtivo está estrangulado e não há podução sufieiente para atender a demanda.

O ouvinte poderá  melhor aquilata a situação, mprestando atenção à\s duas matérfias seguintes.   

Promeiro: 

Compra em massa pelos EUA cancelou aquisição de equipamentos para o Brasil

Agência Brasil 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que parte das compras que seriam feitas pelo Brasil de equipamentos de proteção individual para uso na rede de saúde “caiu” após os Estados Unidos adquirir um grande volume de produtos da China. 

De acordo com ele os EUA mandaram 23 aviões cargueiros para a China para buscar o material que eles adquiriram. 

“As nossas compras, que tínhamos expectativa de concretizá-las para poder fazer o abastecimento, muitas caíram”, afirmou o ministro em entrevista coletiva na quarta-feira (1º). 

“Mais do que nunca temos que poupar ao máximo”, pediu Mandetta. 

O ministério já buscou outros fornecedores, mas não há certeza da entrega. 

“Só acredito na hora que estiver dentro do país e na minha mão. 

Tenho contrato, documento e dinheiro. 

Às vezes o colapso é quando tem dinheiro e não tem o produto. 

O mundo inteiro também quer. 

Tem problema de demanda hiperaquecida”, disse. 

De acordo com o ministro, também há incerteza em relação ao fornecimento de respiradores usados em UTIs. 

“Hoje conseguimos fazer uma possível compra de 8.000 respiradores. 

Tem 30 dias para nos entregar. 

Se receber, ótimo, acalmo”, afirmou. 

Mandetta ressaltou que a produção desses insumos é concentrada sobretudo na China. 

“Espero que nunca mais o mundo cometa o desatino de fazer 25% da produção de insumos em um único país. 

Essa é uma discussão do pós-epidemia”, disse.



Segunda: 

EUA têm recorde mundial de mortos por Covid-19 em um dia, egistraram 1.169 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com esta cifra, o país teve o maior número de mortes em 24 horas, desde o início da pandemia, em todo o mundo,


Essa contagem foi realizada  pela Universidade Johns Hopkins, superando recorde da Itália, onde o pico anterior para um dia aconteceu na Itália, onde 969 pessoas morreram em 27 de março. 





Mais cuidados O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, recomendou na quinta-feira aos moradores da cidade cobrir o rosto quando estiverem em público, mesmo se for com uma máscara caseira. “Quando se coloca a cobertura de rosto, todos são protegidos”, ele afirmou. 

Na quarta-feira, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, já havia pedido para que os residentes da cidade usassem máscara quando estivessem em pública. 

Aqui no Brasil, além de material para proteção dos trabalhadores dade saúde vai faltar respiradores para os pacientes graves.

É ou não uma situação precupante? 


Voltaremos quando o Frazão nos chamar

Até já!
.












Brasil tem ao menos 25 mil testes de coronavírus à espera do resultado; número é mais que o triplo de casos confirmados 



Ministério da Saúde orienta que só pacientes suspeitos com quadro grave sejam testados; falta de distribuição maciça de kits dificulta cálculo de como a Covid-19 se espalha no país. Por Eduardo Pierre*, G1 Rio 02/04/2020 06h43 Atualizado há 13 horas O Brasil tem ao menos 25,2 mil testes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda à espera do resultado. 


Esse número equivale a 3,7 vezes o total de casos confirmados (6,9 mil) no balanço das Secretarias de Saúde, atualizado às 7h40 desta quinta-feira (2). 



Para especialistas ouvidos pelo G1, tal discrepância indica que pode haver muito mais gente com a doença Covid-19 no país. 



Essa subnotificação de registros tem duas causas: a falta de testagem maciça no Brasil; e a demora para finalizar as análises já iniciadas mas não concluídas. 



Pesquisadores explicam que esse cenário – quantidade de kits insuficiente e gargalo na hora de examinar as amostras coletadas – dificulta a realização de cálculos que mostrem o real avanço do surto por aqui. 



E fazem um alerta: como o Ministério da Saúde recomenda que sejam testados apenas pacientes graves, existe a chance de ser considerável o percentual de "positivos" nesse universo de pessoas já submetidas ao exame. 




Boa tarde Professora Simara  Rodrigues Cabral

Temos a satisfação  de regisstrar a presença da Simara, Secretaria de Educação de Anastácio, en nosso prorama parfa lhe pedir que apóes a nossa fala, ela se refira à importância do papel dos professorfes e alunos na educação e saúde da comunidade e sobretudo no momento em que ebfrfentamos momentos mdifíceis c om mpandemia prfovoda pelo coronavírfus

Antes, porem vamos nos rfeferfirf ao importyante mprfonunciamentp da 

Sociedade de Infectologia do Mato Grosso do Sul pede para que o poder público mantenha as medidas de restrição de circulação de pessoas e que, quem puder, não saia de casa, em prevenção à proliferação do coronavírus. 

"Nós apelamos para toda sociedade, para que mantenha o distanciamento social que no momento é a única ou mais efetiva medida disponível. 

A maioria das pessoas que testou positivo está na idade de trabalho, na idade produtiva. 

Se essas pessoas continuarem se deslocando e aumentarem a taxa de interação social, nós vamos aumentar a taxa de transmissão, ainda que sem constatação clínica. 

É fundamental que as ciranças sejam mantidas em casa, mantenham controle de higiene e evitem contato próximo com idosos", resumiu a infectologista, Silvia Naomi de Oliveira Uehara, diretora científica da Sociedade de Infectologia em Mato Grosso do Sul. 

Para a Sociedade de Infectologia diz ainda que é os casos de covid-19 devem ser muito maior do que está sendo divulgado: 

"Com certeza nós temos mais casos notificadod que não puderam ser notificado por falta de material", diz Silvia. 

"As pessoas podem não estar conseguindo interpretar os dados divulgados pelas autoridades em saúde. 

Qual é a nossa preocupação? 

Nós não temos ainda 100 casos indentificados. 

Só que nós precisamos que as pessoas se lembrem que esses são casos moderados a graves, que necessitaram de internação e para os quais foram realizados exames. 

Nós não temos testes para triagem nem para os contatos assintomáticos nem para os contatos leves de doenças dessas pessoas. 

Então, nós apaleamos para que todos pensem nesse lado da situação". 

Covid-19 em MS Mato Grosso do Sul tem 53 casos confirmados de covid-19 e 28 suspeitos e um óbito. Esses dados foram divulgados quinta-feira (02) pela manhã, pelo governo do estado, que atualiza diariamente os números da doença.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.