sexta-feira, 29 de maio de 2020




Licopeno: para que serve e em quais alimentos encontrá-lo


FONTE: TAEQ


O licopeno pode ser encontrado em alimentos avermelhados, como tomate, melancia e goiaba 



Você já ouviu falar no licopeno? 

Ele é um dos antioxidantes mais poderosos que existem e faz parte do grupo dos carotenoides (substâncias responsáveis pela pigmentação de frutas, legumes e outros alimentos). 




O licopeno, em especial, é a substância que concede a cor vermelha e pode ser encontrado em muitos alimentos benéficos à saúde. 




Quer saber mais sobre esse antioxidante e onde encontrá-lo? 



]

Por ser um antioxidante, licopeno auxilia no combate ao câncer e ao envelhecimento celular 



Os antioxidantes, como o nome já sugere, são substâncias que inibem a atuação oxidante dos radicais livres (moléculas que podem se associar a outras, levando-as à oxidação). 




Esse processo de oxidação é perigoso, pois faz com que as células do nosso corpo se desgastem mais rapidamente, levando ao envelhecimento precoce e a outras doenças, como catarata ou até mesmo câncer. 




Por isso, antioxidantes como o licopeno são tão importantes para a nossa saúde. 




Eles também ajudam a reduzir o colesterol "ruim" (LDL), a prevenir doenças do coração e controlar a pressão arterial. 

Substância pode ser encontrada em alimentos como tomate, melancia, goiaba e pimentão vermelho 




PARA que você consiga consumir o licopeno no dia a dia, é importante conhecer em quais alimentos é possível encontrá-lo. 




Uma boa dica é incorporá-los à sua rotina alimentar de alguma forma.




O tomate, por exemplo, é uma fruta cheia de substâncias benéficas: além do licopeno, ele possui vitamina A, C, minerais como cálcio e potássio (fundamentais para a saúde da estrutura óssea e muscular) e também o cromo, que ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue.




Para ter um estilo de vida saudável, você pode consumir diariamente essa fruta em saladas, molhos e diferentes pratos. 




Já a melancia e a goiaba são duas frutas muito saborosas e benéficas. 




A primeira é conhecida por ser diurética - já que tem uma grande quantidade de água, ajudando a hidratar, a eliminar toxinas e a desinchar o corpo. 




A goiaba, por sua vez, é uma excelente fonte de vitamina C, potássio e cálcio. 




Portanto, tente incluí-la no seu café da manhã e lanches da tarde. 



Para temperar massas, carnes, risotos e outros pratos, uma boa dica é usar o pimentão vermelho

 

Fonte de licopeno, esse vegetal dá um toque saboroso às receitas e também é rico em outras substâncias benéficas: vitamina C, A e minerais como cálcio e ferro. 




Além desses alimentos, existem outros que possuem licopeno na composição, tais como o mamão, cenoura e o repolho roxo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.