quarta-feira, 29 de abril de 2020



Os Benefícios da Biomassa de Banana Verde 



A banana verde é considerada um prebiótico, que é um alimento que contém ingredientes nutricionais não digeríveis e que afetam de forma benéfica as bactérias presentes no cólon, ajudando na sua seleção e no crescimento, promovendo, assim, a melhoria de muitos processos no organismo. 

Veja, a seguir, 8 benefícios da biomassa de banana verde

1. Ajuda a melhorar o sistema gastrointestinal 



Este alimento contém amido resistente, que é um tipo de amido que não pode ser decomposto por enzimas no sistema digestivo e, portanto, atuam como as fibras. 

É rica em fibras solúveis e insolúveis, auxiliando na regulação do sistema intestinal, reduzindo a quantidade de toxinas, ajudando na limpeza das microvilosidades do intestino e melhorando, assim, a absorção dos nutrientes. 




2. Ajuda no processo de emagrecimento, pois muitas pessoas estão acima do peso e têm dificuldades de fazer uma dieta. 

Ela emagrece porque ajuda no controle do total de calorias ingeridas durante o dia, já que as fibras presentes na banana verde ajudam a retardar o esvaziamento gástrico, aumentando, assim, a sensação de saciedade e evitando os picos de fome ao longo do dia. 




Uma porção de uma xícara de banana verde contém 3,6 gramas de fibras, contribuindo com cerca de 14% do total de fibras necessárias por dia. 




3. Promove o controle da glicemia . 

A quantidade de fibras presentes na biomassa de banana verde ajuda na redução do tempo de entrada da glicose na corrente sanguínea e, desta forma, há um controle maior da liberação do hormônio insulina.

Quando isto acontece, há uma redução da sensação de fome e há também um aumento da saciedade. 




O controle da glicemia também é importante para prevenir doenças como a diabetes, podendo também ser utilizada por pessoas com esta doença, sempre com a orientação de um médico.




 4. Ajuda a reduzir as taxas de colesterol

 Por possuir um tipo de amido resistente, que é rico em fibras alimentares, e quando este é degradado no cólon, há a produção de uma substância chamada de butirato.

Estudos mostram que o butirato tem diversos benefícios à saúde, como a redução da produção de colesterol no fígado e que, por este motivo, a biomassa pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. 

5. Ajuda na prevenção do câncer de cólon 




Outro benefício da produção do butirato devido às fibras presentes na biomassa de banana verde é que esta substância está associada a processos de redução e de inibição da formação do câncer de cólon. 

A inibição da proliferação das células do cólon pelo butirato ocorre, principalmente, devido à sua capacidade de induzir apoptose e de regular os genes moduladores do ciclo celular. 




6. Melhora o sistema imunológico 



A microbiota intestinal saudável é fundamental para a produção de uma substância anti-inflamatória chamada citocina. que atua melhorando o sistema imunológico e ajudando os anticorpos a trabalharem de forma mais eficiente. 




7. Promove o controle da pressão arterial 

A biomassa de banana verde pode ajudar na redução da pressão arterial, pois contém altos teores de potássio, que é um mineral que atua no controle da pressão. 

Uma porção de uma xícara de banana verde contém em torno de 531 miligramas de potássio. 




 


8. Deixa a pele, os cabelos e as unhas mais saudáveis 

A biomassa de banana verde é rica em vitamina B6, que é fundamental para ajudar a manter a pele saudável, auxiliando no tratamento de inúmeros problemas como acnes, pele seca, entre outros.

 Além disso, esta vitamina também auxilia na melhoria da aparência das unhas e evita a queda de cabelo. 

Uma porção de banana verde atende a cerca de 39% das necessidades diárias deste nutriente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.