BOA TARDE, FRAZÃO!
BOA TARDE, WILIAM FRANCO!
OUVINTES DA RÁDIO FM AMÉRICA, MUITO BOA
TARDE!
Em Buenos Aires, o senador Nelson Trad Filho (PSD) que no Senado Federal, preside a Comissão de Relações Exteriores, participou, ante ontem, da primeira reunião de trabalho, na qualudade de presidente da delegação brasileira no Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul) - o Parlasul que reúne representantes políticos dos países da América do Sul que compõe o bloco.
De acordo com a assessoria de imprensa do senador, no encontro, Trad incluiu a Rota Bioceânica como pauta prioritária do Parlasul e, também, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia.
“Os resultados são positivos, encontramos a união entre os membros do Parlasul e todos concordaram sobre a importância da Rota Bioceânica. Unidos e fortes para prosperar”, afirmou o senador, durante a coletiva.
O mercosul vem integrando as relações comerciais entre os dois maiores países da América do Sul: o Brasil e a Argentina.
Para o senador, o novo cenário favoreceu a abertura de um mercado internacional com a firmação do pacto de um projeto cooperativo, proporcionando ainda a possibilidade de superação de diferenças históricas entre os dois países.
Este programa acrescenta que, em face de os países asiáticos se destacarem como os principais parceiros comerciais do Mato Grosso do Sul, sendo a China o maior comprador de nossos produtos, cujo aumento de 44,2% em relação ao ano passado, Hong Kong com crescimento de 56,6% e Japão que amentou em 214% a compra de produtos estaduais.
Com a viabilização do corredor rodoviário bioceânico ligando o Brasil ao Chile, produtos suul-mato-grosseneses encurtarão camimho para chegar a Asia.
Convém frisar que um dos grandes passos nesse sentido será dado com a construção entre Porto Murtinho a cidade de Carmelo Peralta, no Paraguai, de uma nova ponte ligando o Brasil ao país vizinho.
A construção da nova ponte ligando os dois países é dos principais gargalos para viabilizar o corredor rodoviário bioceânico – Rota da Integração Latino-Americana - que vai ligar o Brasil aos portos chilenos no Pacifico, passando pelo Paraguai e Argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário