domingo, 23 de fevereiro de 2020

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de oferecer os nutrientes tradicionalmente conhecidos, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos benéficos à saúde e à redução do risco de doenças. 


Que tal conhecer alguns desses alimentos e ver os benefícios que eles podem trazer? 1- 


Verduras Deve-se consumir pelo menos três verduras diferentes por dia. As verduras colaboram para prevenir doenças cardíacas e relativas à hipertensão arterial 


2- Frutas O ideal é consumir de três a cinco frutas por dia. Os mesmos benefícios das verduras se aplicam às frutas. 


3- Aveia A quantidade diária é de três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro colheres de sopa de aveia integral. A aveia contribui para o melhor funcionamento do sistema digestivo, além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, auxiliando na eliminação de gordura ingerida. 


4- Peixes frescos (sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau) O ideal é consumir 180 gramas por semana. Estes alimentos colaboram para prevenir Infarto e AVC; reduzem o colesterol ?ruim? (LDL) e aumentam o ?bom? (HDL). Lembrando que não é recomendado consumi-los fritos. 


5- Azeite de oliva Deve-se ingerir uma colher de sopa por dia, sem aquecer. 

O azeite auxilia na redução do LDL e melhora o processo digestivo de outras gorduras. 


6- Castanha do pará A quantidade recomendada é de duas unidades de castanha do pará por dia. Este alimento auxilia na prevenção de problemas cardíacos, impedindo a degeneração celular e protegendo o sistema imunológico.


 7- Castanha de cajú Recomenda-se ingerir de cinco a seis unidades por dia. A castanha de caju colabora para diminuir a pressão sanguínea, evitando ataques cardíacos. 


8- Linhaça Deve-se consumir duas colheres (sopa) de farinha de linhaça ou dois copinhos (dos de café) de linhaça por dia. Para aproveitar os nutrientes, o ideal é triturar a linhaça, evitando guardá-la triturada por muito tempo. O consumo deste alimento ajuda a reduzir o LDL, auxilia no controle glicêmico, regulariza o trato intestinal e promove saciedade. Além destes benefícios, alivia os sintomas da TPM. 


9- Gergelim A quantidade recomendada é de uma colher de sopa (15g) por dia. O gergelim auxilia no controle de colesterol total e LDL, podendo aumentar o HDL, quando consumido em grandes quantidades. 


10- Soja É recomendado consumir 150 g de grão de soja (uma xícara de chá) por dia. A soja diminui o risco de desenvolver câncer e combate doenças cardiovasculares. 


11- Alho O alho possui atividade antimicrobiana e bactericida. O alho colabora para reduzir a pressão arterial, diminuindo a taxa de LDL e a aumentando os níveis do LDL. O ideal é ingerir um dente por dia. 


12- Uva vermelha e roxa Dois copos de suco de uva reduzem os níveis de LDL, aumentam o HDL e contribuem para diminuição da pressão arterial. 


13- Chá Verde Á quantidade recomendada é de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer de esôfago). O chá verde auxilia na prevenção de tumores malignos, além de retardar o envelhecimento. 


14- Tomate Uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia reduz o risco de aterosclerose e doenças cardíacas. Além disso, auxilia na prevenção do câncer de próstata. 


15- Vinho tinto Seco A quantidade ideal é de uma taça por dia. 


O vinho colabora para o controle da pressão arterial, diminuindo o colesterol ?ruim? (LDL) e aumentando o ?bom? (HDL). 


Vale ressaltar que portadores de doença diverticular dos intestinos e idosos constipados crônicos devem evitar as sementes. 


Agora é só escolher o alimento funcional de sua preferência e ter uma alimentação variada e saudável.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.