segunda-feira, 21 de setembro de 2020



  CAROS OUVINTES 

Abordaremos a seguir 

5 alimentos da estação que  prometem enriquecer o seu  cardápio na primavera 


O conteúdo desta fala poderá ser acessado pelos nossos ouvintese leitores por meio dos Blogs: Professor Frazão, Jornal Porta Voz, Amastácio, Aquidauana, Casmpo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Bonito, Corumbá, Miranda e outros da série de 599 Blogs do Painel do Paim      


A temporada de setembro a dezembro é de flores e muitas cores - afinal, a primavera é a estação da vez! 


E a boa notícia é que, para entrar no clima do período, dá para usar a alimentação como aliada, apostando em pratos bonitos e nutritivos com florzinhas comestíveis. 



E não é só isso: 


além das refeições floridas, também é hora de comer frutas e hortaliças dos mais variados tipos em seu melhor estado, com menos agrotóxicos e mais baratas - já que essa época do ano é conhecida pela diversidade nas plantações. 



Então, para te ajudar a aproveitar a estação investindo em uma alimentação com tantos nutrientes importantes para a saúde, separamos 5 boas opções para o seu cardápio. 


Confira! 


Abóbora é versátil e pode ser aproveitada por completo 



A abóbora aparece como uma das melhores opções de hortaliça para se consumir na época da primavera. 



Versátil, ela tem a vantagem de poder ser utilizada tanto em pratos doces quanto salgados - como o purê e o famoso doce de abóbora, por exemplo - e ainda pode ser aproveitada por completo - desde a polpa até as folhas, passando pelas sementes e pela casca. 



Além disso, também traz muitos benefícios por ter gorduras que fazem bem para a saúde (as insaturadas) e ainda é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. 


Tomate pode ser usado para fazer molho ou ser ingrediente extra de saladas e sanduíches 


Por precisar de luz e umidade para que cresça, a primavera é a estação ideal para a plantação de tomate. 


Por isso, ainda que esse fruto apareça constantemente nas refeições do dia a dia da maioria das pessoas - seja na forma de molho ou como um dos ingredientes da salada, por exemplo -, vale dar uma atenção extra a ele durante esse período para aproveitar ainda mais seus nutrientes. 


Dentre eles, estão as vitaminas A, B, C, B3 e K, minerais e o licopeno, que atua como um poderoso antioxidante.



OUVINTES

 



Caju ajuda a combater a diabetes e a anemia Você sabia que o caju também é uma fruta da primavera? 



Então, se estiver pensando em comê-lo in natura ou usá-lo para preparar um doce ou suco, essa é a melhor hora! 



Além do sabor característico, essa fruta típica do Nordeste se destaca por ser altamente nutritiva - tanto que aparece até como aliada para combater a diabetes e prevenir o aparecimento da anemia. 



Alcachofra é uma das flores mais consumidas do mundo e pode ser usada para o preparo de um chá medicinal 



Junto com a couve-flor e o brócolis, a alcachofra é uma das flores mais consumidas do mundo - e, como não poderia ser diferente, é ainda mais indicada no período da primavera. 



Você pode consumir essa hortaliça em sua forma crua, cozida ou usá-la como ingrediente principal para preparar um chá que auxilia na perda de peso e ainda conta com propriedades medicinais. 


Isso tudo porque, dentre os benefícios da alcachofra, está o aumento da sensação de saciedade por ser rica em fibras, controle do colesterol e combate à diabetes e à anemia.



OUVINTES 



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.