sexta-feira, 24 de julho de 2020


10 Benefícios da Cebola – Para que serve e propriedades 




Embora menos famosa que seu companheiro alho, a cebola também merece um lugar de destaque na sua alimentação diária, pois pode trazer uma série de benefícios para a saúde e também para a silhueta. 



Vejam os principais benefícios da cebola, onde mostraremos para que serve e as propriedades para boa forma e saúde: 



1- Favorece a perda de peso 



Não se trata de dizer que cebola emagrece, mas sim que ela pode dar um empurrão para você eliminar aquela gordura indesejada. 



A cebola contém diversos óleos essenciais e minerais que aceleram o metabolismo e ajudam a reduzir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural. 



Entenda como a cebola pode ser sua amiga na luta contra a balança: 



Quercetina Presente também na maçã, no vinho tinto e nas frutas vermelhas, a quercetina é um flavonóide com ação antioxidante. 



Além de prevenir inflamações e alguns tipos de câncer, a quercetina acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura. 



Como a casca da cebola (sobretudo a roxa) contém cerca de 20 vezes mais quercetina do que obtemos regularmente através da dieta, a dica é utilizá-la no preparo de sucos, sopas ou outras receitas de sua preferência. 



Pouco calórica. 



As calorias da cebola são menores que aquelas encontradas em boa parte dos alimentos industrializados, o que resulta no consumo de porções menores para atingir a saciedade. 



Uma única bolacha recheada contém, em média, 65 calorias, praticamente o mesmo valor de uma xícara cheia de cebola picada (64 kcal). 



Adivinha qual traz mais saciedade e não deixa você com fome cinco minutos depois? 



Presença de fibras.



As fibras da cebola são auxiliares do processo de emagrecimento porque preenchem o estômago e desestimulam um consumo maior de calorias, além de também retardar a digestão. E são as fibras também as responsáveis pode eliminar boa parte das toxinas presentes no nosso corpo. 



Em excesso, essas substâncias resultantes dos processos metabólicos ou mesmo obtidas através de uma alimentação desregrada podem causar inflamações e levar ao surgimento de uma série de doenças.  




2- Eleva os níveis de testosterona. 



Quem está tentando descobrir como elevar a testosterona naturalmente acaba de encontrar mais uma aliada na cebola. 



Estudos sugerem que o consumo diário de cebola pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio masculino. 



Em um deles, publicado em 2009 no periódico Folia Morphologica, o consumo de suco de cebola durante 20 dias foi responsável por um aumento significativo nos níveis de testosterona e do hormônio luteinizante, este um estimulante natural da produção de testosterona. 



Pesquisadores observaram no entanto que apenas os grupos de animais que receberam concentrações mais altas de suco de cebola apresentaram uma elevação dos níveis de hormônio luteinizante. 




Ainda assim, os resultados são promissores e podem ajudar a fazer da cebola um complemento para a dieta de quem pratica musculação. 



Isso porque, como você provavelmente já sabe, a testosterona é fundamental para o processo de formação de massa magra, uma vez que o hormônio estimula a síntese proteica. 



3- Melhora a Circulação Consumir cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias. 



Essa é mais uma das propriedades da cebola relacionada ao DADS, ou dialil dissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”). 




Pesquisadores observaram que determinadas comunidades na Índia que nunca haviam consumido cebolas ou alho apresentavam níveis de colesterol LDL e triglicérides significativamente maiores que aquelas habituadas a consumir os dois vegetais regularmente. 





Ouvintes... 






Ouvintes 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.