11 Benefícios da Pitanga –
Para Que Serve, Chá e Dicas
Resumo de artigo da Dra. Patricia Leite
Fruta típica do Brasil, a pitanga se destaca não só pelo seu sabor e aroma deliciosos, mas também por suas propriedades nutricionais.
Benefícios da pitanga
1. Bom funcionamento dos pulmões
De acordo com estudo conduzido por cientistas o cineol encontrado na pitanga foi capaz de melhorar as funções pulmonares de pacientes com dispneia.
A pesquisa também concluiu que o cineol tem efeito anti-inflamatório pois atua ativamente na redução da inflamação na membrana mucosa, o que facilita a respiração dos pacientes. Além de melhorar a função pulmonar, a pitanga parece ajudar no tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
2. Controle da diabetes Estudos mostram que as antocianinas presentes na pitanga podem aumentar os níveis de insulina no organismo.
Pode ocorrer um aumento de até 50% na produção de insulina apenas com a ingestão de pitangas.
Esse aumento pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue e a reduzir os sintomas da diabetes.
Segundo estudo brasileiro publicado em 2015 na revista científica Antioxidants, o consumo de extratos de pitanga também pode ajudar a combater a inflamação associada à diabetes.
3. Poder anti-inflamatório
Como já mencionado sobre os benefícios da pitanga na respiração e no bom funcionamento dos pulmões, os antioxidantes da fruta ajudam a combater a inflamação devido principalmente à presença de cineol, que é um óleo extraído das folhas e das frutas da planta que apresenta propriedades anti-inflamatórias.
O efeito anti-inflamatório é tão eficiente que pode até reduzir os sintomas associados a doenças inflamatórias como a gota e a artrite.
4. Combate ao câncer Os antioxidantes presentes na pitanga combatem os radicais livres que podem danificar células saudáveis e aumentar o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.
Além disso, a pitanga contém vitamina C, que quando ingerida constantemente parece ajudar a reduzir as chances de desenvolver câncer nos pulmões, na boca, no estômago, no reto, no esôfago e nas cordas vocais.
Acredita-se que seu efeito anti-inflamatório também ajuda a prevenir a doença.
OUVINTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário