quinta-feira, 30 de julho de 2020

Cloreto de magnésio: para que serve?

Cloreto de magnésie é muito utilizado como suplemento alimentício.

O magnésio (Mg) é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo. 

Ele participa de mais de 300 reações bioquímicas do corpo humano.

 A melhor fonte de magnésio para os humanos é a alimentação, mas o solo pobre e o uso de produtos químicos nas plantações comprometem a absorção de magnésio pelos vegetais, o que acaba gerando uma carência de magnésio em boa parte da população. 

Sem contar o problema da má alimentação decorrente do consumo de alimentos industrializados, que agrava essa carência, podendo gerar a deficiência em magnésio, também conhecida como hipomagnesemia. 


por isto muitos optam pelo uso de suplementos farmacológicos para incorporar à dieta diária. 


Esses suplementos estão disponíveis em diferentes formas, mas o mais comum é o cloreto de magnésio (MgCl2).
É encontrado em abundância dissolvido na água do mar. 
A FAO, agência de alimentação e medicamentos dos Estados Unidos, considera o cloreto de magnésio uma substância segura para ser usada tanto como suplemento nutricional quanto como ingrediente alimentício.

Porém, devido ao sabor amargo, não é comum na culinária.

cloreto de magnésio como suplemento nutricional e númeras opções de compra são apresentadas para diversos usos e tratamentos.

Essa forma de consumo é a mais mais usual, pois o preço é mais acessível, é fácil achá-lo em farmácias, é facilmente absorvido pelo corpo e repõe rapidamente o nível de magnésio no corpo.



cloreto de magnésio  serve para tratar e prevenir nosso corpo de uma série de problemas, trazendo benefícios para a nossa saúde.

Como o magnésio é utilizado em centenas de funções do nosso organismo, ele auxilia no combate a diversos problemas de saúde.

 Benefícios que o cloreto de magnésio pode trazer:

  1. Aumento das funções cerebrais.

  2. Estudos indicam que uma adequada concentração de magnésio no cérebro melhora o aprendizado e a memória de curto e de longo prazos, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro correspondente à memória.


  3.  Um novo composto chamado magnésio-L-treonato ou MgT se mostra bastante eficaz para melhorar funções ligadas ao cérebro - ele atua como protetor das sinapses e pode prevenir o Mal de Alzheimer.


  4. Fortalece os ossos.

  5. O magnésio tem relação direta com o metabolismo dos ossos, sua deficiência no corpo está ligada com osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea. 

  6. Diversos estudos
  7. mostraram melhorias na saúde dos ossos depois da ingestão apenas de magnésio ou combinado com potássio.

  8. Combate infecções.

  9. Em 1915, o cirurgião francês Prof. Pierre Delbet procurava por uma substância melhorada para curar feridas. 

  10. Assim ele descobriu que o cloreto de magnésio não prejudicava os tecidos e tinha um ótimo efeito sobre a atividade leucocitária e a fagocitose. 


  11. Também descobriu que se o paciente consumisse cloreto de magnésio via oral ou por injeções, o composto tinha efeito imunoestimulante, combatendo infecções.




Ouvintes...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.