terça-feira, 14 de julho de 2020

Saibam o que são superalimentos e como incluir na sua dieta 



Imaginem um alimento que previne doenças, retira toxinas do seu organismo e garante todo o seu bem-estar. 



Ele também pode fazer você ganhar massa muscular, deixa sua pele uma beleza, controla sua pressão sanguínea, os níveis de colesterol e diabetes e te dá todas as vitaminas que você precisa. 



Vocês já ouviuram  falar dos superalimentos?



Talvez vocês estejam se perguntando agora: “superalimentos? 



O que é um superalimento? 



Como ele pode garantir todos esses benefícios para o meu corpo? 



Isso é de verdade, provado cientificamente? 



Se for, deve custar uma fortuna, não é mesmo?”.



Não! Ele pode até ser mais barato que seu cafezinho diário. 



É sério! Pois é, essas e muitas outras dúvidas sobre o termo “superalimento” nós pretendemos responder a seguir com este artigo. 


Nele explicaremos o que são os superalimentos e como eles agem no corpo humamo.



De A a Z, tudo o que vocês precisam saber para entender melhor sobre o assunto está aqui. 



Aposto que alguns de vocês têm à disposição muitos desses alimentos na feira perto de casa ou mesmo na sua dispensa e nem sabia.



Vamos nessa? 



É só ir ouvindo os tópicos, ok? 



O que são superalimentos? 



Para entrar no assunto, vamos dispor, a seguir, alguns tópicos bastante simples sobre a definição mais adequada do termo, exemplos práticos e os diversos benefícios dos superalimentos. 



Confiram! A definição de superalimento 



Um superalimento é considerado “super” principalmente por conta de sua riqueza nutritiva. 



Alimentos que contêm substâncias capazes de oferecer um elevado número de fatores positivos na sua ingestão são superalimentos.



O poder de prevenir, transformar, recuperar o organismo e propiciar uma qualidade de vida muito melhor é uma característica marcante de um superalimento. 



Estamos falando de alimentos com grande concentração de proteínas, vitaminas, fibras, antioxidantes e outros nutrientes de grande valia, e que estão disponíveis em grande escala para a população.



A maioria dos superalimentos são naturais. 



Nos últimos tempos, porém, com o crescimento do uso desse termo, tornou-se rotina que alguns alimentos recebessem indevidamente a classificação de superalimentos. 



Portanto, é sempre importante se ater aos mais importantes aspectos que detectam um superalimento.



A população em geral está tão acostumada com produtos de qualidade padrão e mediana, que é comum que bons alimentos e superalimentos se confundam na esfera de conhecimento de massa sobre alimentação. 



Por isso vale sempre ter atenção.



Um superalimento é um alimento extremamente rico em nutrientes essenciais para uma boa saúde. 




No entanto, a nomenclatura nem sempre é muito fiel à ciência e, com frequência, é explorada para fins meramente comerciais e mercadológicos. 



Os exemplos de superalimentos e seus benefícios 



Vamos esclarecer sobre isso mais adiante, mas é importante desde já ressaltar que os superalimentos podem facilmente fazer parte de uma rotina de alimentação saudável. 



A abundância e o preço deles variam de acordo com a região, mas chega a ser bastante simples a inclusão deles na sua dieta.



Por meio dos exemplos será mais fácil compreender como diversos frutos, sementes e outros alimentos da cultura brasileira passam despercebidos como fontes riquíssimas de dezenas de benefícios. 


Confiram! Grãos e sementes 



Nessa categoria, os principais superalimentos destacados devem ser a quinoa, a lentilha, a chia e as nozes. 



Saibam mais sobre elas! 



Quinoa: esse superalimento pode ser descrito como uma proteína em grão. 



Com as mesmas características do leite materno, a quinoa é muitíssimo capaz de controlar e diminuir fortemente os índices do colesterol ruim — além da manutenção dos triglicérides, prevenindo complicações cardiovasculares. 


É o mais nutritivo dos vegetais, uma fonte inestimável de minerais. 


Lentilha: conhecida por seu alto teor de fibras alimentares, a lentilha também é rica em ferro, vitaminas e proteína vegetal. 



É um superalimento, pois oferece uma enxurrada de benefícios com restrita quantidade de gordura. 



É indicada no ganho de massa muscular magra e auxilia na cicatrização de ferimentos. 



Chia: suas sementes são uma incrível fonte de antioxidantes. 




São também carregadas de ômega-3, além de ácidos graxos, fibras alimentares, proteínas, vitaminas e minerais incontáveis. 



A chia é naturalmente livre de glúten e de fácil consumo. 



Ótima pedida. 


Nozes: as nozes dispensam apresentações. 



Ricas em ômega 6 — gordura poli-insaturada mais pop no mundo inteiro —, elas ajudam a manter bons níveis do HDL, o bom colesterol no sangue. 



Ainda têm propriedades que melhoram o sono, previnem diversos tipos de câncer e doenças cardíacas, além de conter proteínas, vitaminas e minerais. 



As menções honrosas ficam por conta da soja, da castanha-do-brasil, da aveia, do grão-de-bico e do feijão-vermelho, que também valem uma pesquisa mais aprofundada. 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.