quarta-feira, 4 de março de 2020

LEIS BOA TARDE, FRAZÃO!


BOA TARDE, WILIAM FRANCO! 


BOA TARDE OUVINTES DA  RÁDIO  FM AMÉRICA!  


PREZADOS OUVINTES:



De publicação de responsabilidade de Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Train, reproduzimos para vocês trechos que tratam das 4 leis da Alimentação, elaboradas em 1937, pelo médico argentino, Pedro Escudero,. 


Apos oitenta e três anos, estas quatro enunciados continam atualíssimos e correspondem aos aliceerces de uma alimentação saudável. 


As Leis de Escudero expressam, de forma simples, as orientações para uma dieta que garante crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis, disse Taís. 


As quatro leis da alimentação sao as seuintes:. 


Lei da Quantidade - Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo diariamente. 


Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo. 


Lei da Qualidade - Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. 


Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. 


As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo. 


Lei da Harmonia - É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. 


Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto. 


Lei da Adequação - A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. 


Os ciclos da vida (infância, adolescência, 

adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições socioeconômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais. 


A alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa e adequada a quem está consumindo. 


Cada pessoa tem necessidades específicas e precisam de quantidades e proporção de nutrientes diferentes para manter suas funções vitais e desenvolver suas atividades diárias, afirma a  nutrocionista Tais.


Frazão, Wilian e Ouintes! 


Até daqui a instantes!





Já estajmos de volta!


Agora, vamos apresentar aos nossos ouvintes, os principais benefícios do ovo para a saúde. 


Há unanimdade enttre as listas elaboradas por sits, nutricionistas e nutrólogos, em colocar o ovo em primeiro lugtar entre os melhores alimenos  do mundo,


O ovo só perde para o leite materno, mas este não é comercializado. 



O ingrediente ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e combate cabelos quebradiços e unhas fracas. 


Fonte: O MARIE CLAIRE


O ovo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.


De tempos para cá o ovo se tornou um grande alido da alimentação saudável. 


Além disso, é um ingrediente versátil: pode ser usado em receitas, preparado de diferentes formas e é uma boa opção para consumir em qualquer refeição. 


Sandra Wages, nutricionista da Granja Mantiqueira - que agora comercializa ovos produzidos por galinhas livre de gaiolas -, fala sobre os benefícios do ovo para a saúde e beleza. 


1. O ovo previne o envelhecimento precoce 


O alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenóides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, retardando seu envelhecimento. 

2. A gema é supernutritiva A gema do ovo contém ômega 


3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis. 


Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Na gema estão 40% de proteínas, antioxidantes e a maioria de vitaminais e minerais. Além disso, a gordura da gema é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva. 


A gema do ovo é supernutritiva  


3. A clara é fonte de proteína pura 


Segundo a nutricionista, a clara do ovo é fonte de proteína pura e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. 


Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. 


4. O ovo é aliado da pele, unhas e cabelo.  


O ovo deixa a pele mais bonita e combate a flacidez, pois é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno. 


Além disso, pode ajudar quem tem cabelo quabradiço e unhas fracas, já que tem vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas. 


5. O ovo dá saciedade 


A nutricionista explica que o ovo contribui para a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, ajudando na perda de peso. 


Por hoje, fiquemos por aqui.


 Se gostaram do cardápio, mamanhã tem mais. 


ATÉ LÁ! . como montar uma loja virtual 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.