segunda-feira, 16 de março de 2020

Em 20 Alimentos que Previnem o Envelhecimento Precoce, publicado pelo site Belerza e Saúde, divulgado em programa anterior, referimos o seguinte resumo sobre os benefícios do Alho: 

Ele reduz o risco de câncer na próstata e melhora o funcionamento sexual. 


Contêm tiamina, riboflavina, cálcio e potássio, sendo também rica em ácido fólico, um tipo de vitamina B que, segundo estudos, baixa o nível do aminoácido homocisteína. 



Por sua vez o Hospital Israelita Albert Einstein, inclui o alho em sua lista de alimentos funcionais: 

Componente ativo: Sulfetos alílicos (alil sulfetos).

Benefício: Podem auxiliar na redução de colesterol, pressão sanguínea, câncer gástrico e auxiliar os processos do sistema imunológico.
Quantidade recomendada: 1 dente de alho por dia para diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol.*

Mas, afinal l que sãoALIMENTOS FUNCIONAIS E PARA QUE SERVEM?

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.
Mas é preciso ter consciência de que os alimentos funcionais não funcionam como medicamentos. Então, para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular, incluindo principalmente vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação. Afinal, grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.
https://www.pfizer.com.br/noticias/alimentos-funcionais-o-que-sao-e-para-que-servem


Agora vamos acrescentar que, de acordo com o site Tua Saúde, os principais benefícios do alho são:

1. Combater vírus, fungos e bactérias

O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que lhe  confere  ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. 

Aliás, ajuda até a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.

2. Prevenir o câncer de cólon

Graças à ação da alicina, da aliina e do alhoeno, que são compostos sulfurados, o alho também tem potente ação antioxidantes que previne a formação de radicais livres e protegem as células do organismo. Além disso, estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que desintoxicam o organismo de agentes que causam o câncer de cólon.

3. Proteger a saúde do coração

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.
Além disso, o alho ajuda a regular a pressão arterial por possuir um ligeiro efeito anti-hipertensor, assim como a capacidade para melhorar a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos. Também evita a formação de coágulos por inibir a agregação plaquetária excessiva.

4. Melhora doenças inflamatórias

Os compostos sulfúricos do alho também têm ação anti-inflamatória, diminuindo a resposta do organismo a algumas doenças que causam inflamação crônica. Assim, o alho pode ser usado em algumas doenças inflamatórias, para diminuir a dor e regular a resposta dos sistema imune.

5. Evitar doenças respiratórias

O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.



Já, segundo Thamyres Fernandes:

13 são os benefícios do alho para sua saúde (muito além do tempero) 


Além de deixar a comida deliciosa, o alho aumenta a imunidade, reduz o colesterol, previne a hipertensão, o derrame; e muito mais. 

O alho que deixa sua comida mais saborosa todos os dias é muito mais que um simples tempero. 

As grandes civilizações antigas, como os egípcios, os babilônios, os gregos, os romanos e os chineses exaltavam essa planta comestível. 

E isso, especialmente, por suas propriedades medicinais. 

Quem nunca tomou um chá de alho contra os sintomas da gripe, por exemplo? 

Basicamente, se passa apertado para engolir um remédio caseiro potente, apesar de nada saboroso. 

Mesmo assim, depois disso o resfriado vai embora rapidinho, sem a necessidade de fármacos. 

Apesar de causar desconforto enquanto está cru, por causa cheiro e da picância, ele é um excelente aliado da saúde. 

A maioria dos benefícios do alho, aliás, se dão por meio de compostos de enxofre, liberados quando o dente é picado, esmagado ou mastigado. 

Dentes que nutrem 

Mas não é só isso. 

O alho também é altamente nutritivo para nosso corpo. 

Inclusive, contém pouquíssimas calorias. 

Por exemplo, uma porção de 28 gramas de alho (mais ou menos 5 dentes) tem apenas 42 calorias. 

Desse total, 1,8 gramas é de proteína e 9 gramas, de carboidratos. 

Essa mesma porção de alho também contém 23% da ingestão diária recomendade de manganês; 17% da ingestão diária recomendada de vitamina B6; 15%, de vitamina C; 6% de selênio; e quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, ferro e vitamina B1. 

Segundo especialistas, para ter acesso aos benefícios do alho para a saúde (que você confere abaixo), é preciso consumir de meio a 3 dentes de alho por dia. 

A dica para potencializar os “milagres” do alho é picar ou amassar os dentes de alho 10 minutos antes de temperar a comida. 

Quem entende do assunto garante que esse descanso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável por suas propriedades benéficas à saúde. 

Confira alguns benefícios do alho para sua saúde: 

1. Combater vírus, bactérias e fungos, pois é rico em alicina; 

2. Combater câncer de cólon, devido à presença dos sulfuretos de alila; 

3. Prevenir a aterosclerose, por reduzir o colesterol alto e os triglicerídeos; 

4. Proteger o coração, por reduzir o colesterol; 

5. Diminuir a pressão a alta e prevenir trombose, por facilitar a circulação sanguínea; 

6. Atuar como anti-inflamatório; 

7. Melhorar os sintomas da asma e facilitar a respiração. 

8. Melhorar a imunidade, se consumido cru, por ser rico em vitamina C e outros nutrientes que ajudam, especialmente, contra os sintomas de gripes e resfriados; 

9. Prevenir a demência e a doença de Alzheimer, por conter antioxidantes que sustentam os mecanismos de proteção do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, especialmente no cérebro; 

10. Melhorar o desempenho atlético, por conter componentes capazes de reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho (na Grécia Antiga ele já era usado também para esses fins); 

11. Combater a intoxicação por metais pesados, especialmente o chumbo. O benefício fica por conta do enxofre do alho, que protege os órgãos internos; 

12. Melhorar a saúde óssea, minimizando a perda da estrutura óssea e aumentando o estrogênio em mulheres (especialmente durante a menopausa); 

13. Aumentar a longevidade, por combater doenças infecciosas, reduzir as chances de doenças do coração, aumentar a imunidade e contar com todas os demais benefícios já listados nessa seleção. 

E então, você sabia que o alho poderia trazer tantos benefícios para sua vida? 

Você tem hábito de consumir esse tempero em seus dia a dia?

Este tempero é também um santo remédio. 

Fonte: Tua Saúde, Ecycle 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.