quinta-feira, 19 de março de 2020

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul confirmou nesta quarta-feira (18) o sétimo caso do novo coronavírus no estado que contabiliza, ainda, 48 casos em invesstigaçãs (suspeitos), 81 descartados e 11 excluídos. 


O boletim destaca também que outros 48 casos permanecem em investigação em Mato Grosso do Sul. 


Segundo boletim epidemiológico, o novo caso é de um homem de 47 anos, de Campo Grande, que teve contato com uma pessoa que já estava infectada. 


Além deste novo paciente, já haviam sido confirmados outros seis no estado, todos em Campo Grande. 


Sendo três mulheres e três homens, dos quais cinco haviam tido contato com uma pessoa infectada e um voltou de viagem recente a Inglaterra. 



O boletim destaca também que outros 48 casos permanecem em investigação em Mato Grosso do Sul. 


Durante entrevista em que o governo apresentou os dados mais recentes sobre o coronavírus no estado, a secretaria estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, anunciou que nesta quinta-feira devem ser publicadas duas resoluções relativas a suspensão das aulas entre os dias 23 de março e 6 de abril. 



A primeira, voltada para a família dos alunos e outra para os diretores das escolas com os procedimentos que serão adotados nas próximas duas semanas.





Também ontem, a prefeitura de Campo Grande decreou, ontem, estado de emergência, por conta do coronavírus. . 




Por G1 MS, TV Morena e Rádio Morena 


No decreto, o município determina o fechamento de todos os parques públicos em Campo Grande.

Também recomenda a iniciativa privada o fechamento de parques, parques aquáticos e praças e, ainda que todos os bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares restrinjam a lotação para 30%, mantendo a normalidade do funcionamento do delivery e e retirada de alimentos nos locaisl. 

Recomentou também o fechamento de todas as academias de ginástica, centros de ginástica e estabelecimentos similiares, e também dos shoppings centers e centros comerciais. 

Caso as recomendações deixem de ser seguidas, o prefeito informou que pode tomar medidas para fechar estes lugares. 






Outra medida da Prfefeitura de Capo Grande: 


Para conter a disseminação do coronavírus, e a doença, por ele provocada - a Covid-19, a prefeitura de Campo Grande estipulou uma nova jornada de trabalho nas repartições públicas do município, que vai das 7h às 13h, entre os dias 19 de março e 6 de abril.


Por G1 MS 


O horário alternativo tem como meta contribuir com a redução da disseminação da doença, priorizando-se os serviços essenciais e urgentes. 



A medida leva em consideração as recomendações do Ministério da Saúde e o fato de Campo Grande já ter registrado seis casos confirmados, necessitando de um “urgente emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Município de Campo Grande-MS”. 


A medida não se aplica aos servidores que atuam na área de segurança pública e no 

sistema público de saúde.


Voltaremos depois do intervalo musical.



Estamos de volta! 



O Exército paraguaio fechou na tarde desta quarta-feira (18) a fronteira com o Brasil em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã (MS). 


De acordo com o governo do Paraguai, a partir de agora, só podem entrar no país quem é paraguaio ou residente. 


Militares estão nas ruas fazendo o patrulhamento. 

Também nesta quarta, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou o fechamento da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Brasil, que liga Cidade del Leste a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. 

Autoridades de saúde testam temperatura de quem entra no Paraguai pela Ponte da Amizade 

O governo paraguaio publicou um decreto de quarentena no dia 10 de março com uma série de medidas para serem aplicadas no país, segundo o Ministério do Interior. 

Até sexta-feira (13), havia seis casos confirmados da Covid-19 no Paraguai. 

O governo suspendeu as aulas e qualquer evento com grande aglomeração de pessoas em todo o país por duas semanas. 

Na quinta-feira (12), a Direção Nacional de Aeronáutica Civil cancelou todos os voos para a Europa entre 14 e 26 de março. 

O Ministério da Indústria e Comércio fixou os preços para produtos relacionados à prevenção do coronavírus, como álcool em gel, máscaras faciais e luvas e também aprovou a compra de US$ 80 milhões em insumos e equipamentos médicos, entre outras medidas econômicas.









Bolívia anuncia fechamento da fronteira com o Brasil e outras medidas contra contra o coronavírus. 



Medidas foram anunciadas pela presidente interina do país, Jeanine Áñez e valem até 31 de março. 



Um dos pontos afetados será a fronteira da Bolívia com o Brasil, em Corumbá (MS). 




A fronteira da Bolívia com o Brasil, em Corumbá (MS) será fechada na noite desta quinta-feira (19), de acordo com a presidente interina do país, Jeanine Áñez. 


O fechamento vale para outros acessos ao Brasil e também para as fronteiras com Peru, Argentina, Chile e Paraguai. 


"Só entraram no país os bolivianos e residentes na Bolívia que se submeterão ao protocolos impostos pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde", disse a presidente. 


Áñez informou que todos os voos internacionais do país serão suspensos a partir da noite de sexta-feira (20), bem como o transporte coletivo de ônibus. 


Só será permitido o transporte de mercadorias para assegurar o abastecimento à população. 


Ela também disse que o setor público e privado terão as jornadas de trabalho reduzidos, funcionando das 8h às 13h, a partir desta quarta-feira (18). 



Mercados e centros de abastecimento permanecerão abertos até as 15 horas e o transporte público até às 16 horas. 



A circulação de veículos poderá ocorrer apenas das 5 horas às 18 horas, com exceções de emergências. As medidas valem até 31 de março e foram anunciadas nesta terça-feira (17). 


De acordo com o governo da Bolívia, o objetivo é controlar à pandemia do coronavírus no país que já infectou 12 pessoas. 


Caros Ouvintes! 


Amanhã esteremos de volta!. 


Com a permissão de Deus!

 

.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.