quarta-feira, 25 de março de 2020

BOA TARDE, FRAZÃO!

BOA TARDE, WILIAM FRANCO!

BOA TARDE OUVINTES DA RÁDIO 


FM AMÉRICA

Vamos a um balanço da COVID-19, em MS e no Brasil:


O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul confirmou mais três casos do novo coronavírus no estado. 

O número, que era de 21 até esta segunda, passou para 24. 

Dos casos confirmados, 22 são de Campo Grande, 1 de Ponta Porã e 1 de Sidrolândia. 

Já o número de suspeitos, que era de 70 nesta segunda, caiu drasticamente, para 38. 

Desses, 22 são em Campo Grande, 3 em Três Lagoas, 2 em Coxim e 1 em Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Caracol, Corguinho, Corumbá, Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Maracaju e Nova Alvorada do Sul.

O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde de terça, informando que o Brasil registra 2.201 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 46 mortes -- a do Amazonas, divulgada no final da noite, ainda não foi computada. 

Na manhã desta quarta-feira (25), a prefeitura de Porto Alegre confirmou a primeira morte pela Covid-19 no Rio Grande do Sul. Paciente era uma mulher de 91 anos que estava na UTI. 

Caso ainda não foi inserido no balanço da secretaria de Saúde do estado. 

O Minidtro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta disse que a produção nacional de respiradores,
aparelho usado em UTI, pode ser suficiente para atender os pacientes graves com a Covid-19. 

“Nosso esforço de produção de equipamentos de proteção individual e ventiladores vai crescendo. 

A gente já consegue hoje falar em 300, 400 respiradores por semana, só na produção nossa interna, para o SUS. 

Então, já estamos aumento isso para 3, 4 mil por mês, o que dá fôlego para a gente acompanhar com autossuficiência. 

Surgem outras alternativas de soluções que foram testadas na Itália, de fazer um respirador atender dois, com filtros”, disse o ministro.


Cientista afirma que vitamina D pode ser fundamental na luta contra o coronavírus 

Por Metro Jornal Terça

Estilo de Vida 

Enquanto o planeta espera a cura contra o coronavírus (covid-19), foi revelado que há algo que ajuda a combatê-lo. 

“A suplementação de vitamina D reduz o risco de infecção respiratória, regula a produção de citocinas e pode limitar o risco de outros vírus, como o da gripe”, diz Tom Frieden, ex-diretor de saúde dos Estados Unidos. 

“Uma infecção respiratória pode causar tempestades de citocinas, um ciclo vicioso no qual as nossas células inflamatórias danificam órgãos em todo o corpo, aumentando a mortalidade de pessoas com covid-19. 

A vitamina D adequada pode fornecer proteção modesta para grupos vulneráveis.” 

Em um artigo da Fox News, Frieden afirma: “há evidências de sazonalidade de algumas doenças respiratórias, incluindo influenza e tuberculose. 

Uma hipótese primária é que a sazonalidade se deve à redução da vitamina D devido à diminuição da exposição à luz solar nos meses de inverno”. 

Essa poderia ser uma maneira de preparar o corpo para combater o covid-19 — além do consumo de vitamina C e das medidas de prevenção. 

Aguardem novas informaçõess, ainda neste programa.






Já v


Voltamos agora para tratar de como dar uma ajudinha ao avanço da COVID -19, através do consumo de excessivao de a bebidas alcoólicas que pode enfraquecer a imunidade. 

CUIDADOS PELA VIDA 

Dra. Cristina Abud de Almeida

O aparecimento de sintomas como 

indisposição, fraqueza e dores ou incômodos em regiões específicas do corpo indicam logo de cara uma queda na imunidade. 

Ela pode vir a se desenvolver em um quadro de doença e resulta das mais variadas causas. 

Uma delas é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. 

Sim, o consumo prolongado tanto do álcool quanto do cigarro inibe a resposta imunológica do organismo, propiciando o surgimento de infecções, por exemplo. As respiratórias são bastante comuns. 

Segundo a alergista e imunologista Cristina Abud, os que mais abusam do álcool correm risco maior de sofrer com estas complicações. 

Álcool em excesso costuma resultar em infecções respiratórias 

A médica alerta ainda que aqueles que já possuem maior tendência a desenvolver esse tipo de infecção e costumam beber muito precisam, necessariamente, maneirar na bebedeira caso queiram evitar maiores complicações. 

De acordo com Cristina, o álcool dificulta o reconhecimento imediato de micro-organismos invasores. 

“O consumo em excesso de álcool afeta receptores de uma célula que são responsáveis pelo reconhecimento de patógenos (agentes causadores de doenças). 

Assim, fica difícil identificar de imediato micro-organismos invasores, como vírus e bactérias. 

Isso também interfere em algumas citocinas e, no fim das contas, determina em um aumento no processo inflamatório”, explica. 

Beber álcool tomando remédio não é recomendado.

Cristina também não recomenda o consumo de álcool em uma situação em que ele possa entrar em contato com um medicamentos no organismo. 

“O álcool não corta o efeito, mas seu consumo excessivo não é indicado caso haja interação com determinados remédios, principalmente aqueles com ação no sistema nervoso central e os farmacocinéticos. 

Isso porque o álcool acaba interferindo no sítio de ação do fármaco." 

Era o que eu tinha a repassar para vocês. 

Boa Tarde!. A










Coma estas frutas para fortalecer seu sistema imunológico


Por Metro Jornal 


Estilo de Vida 


Pequenas — mas significativas — mudanças na dieta ajudam a fortalecer o sistema imunológico, especialmente em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19). 


Para isso, há uma série de frutas que você pode incorporar a sucos, lanches e pratos principais, como saladas. 


As melhores frutas para as defesas 


De acordo com um relatório da Unidade de Suporte Nutricional do Hospital Universitário Vall d’Hebron, na Espanha, ​​é importante consumir vitaminas hidrossolúveis, como B, B12 e C. 


Elas podem ser encontradas em: abacaxi banana damasco framboesa laranja limão manga pera pêssego 


Complexo B: a importância das vitaminas para prevenir vírus e proteger o corpo. 


Da mesma forma, o seu sistema imunológico agradecerá se você incorporar as vitaminas lipossolúveis (A, D e E), que estão em: maçã laranja amora melancia pêssego kiwi. 


Os outros benefícios das frutas 


Incorporá-las à dieta também implica em outros benefícios: melhorar a visão, estimular o crescimento do cabelo, manter a boa função cardíaca, fortalecer o sistema reprodutor e digestivo, melhorar a qualidade da pele e reduzir o risco de sofrer de câncer e doenças cardiovasculares. 








Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.