quinta-feira, 23 de julho de 2020

0 Benefícios da Cebola – 


Para Que Serve e Propriedades 



Com nas informações do


Mundo Boa Forma


Especialista: 


Dra. Patricia Leite 


atualizado em 22/07/2020 



A cebola é um daqueles alimentos que, por estarem tão presentes no nosso dia a dia, acabam não sendo notados pelas suas propriedades nutritivas. 




Mas ainda que não seja um alimento da moda, a cebola dá conta do recado. Afinal, quais são os benefícios da cebola? 



Fonte de uma série de compostos com propriedades medicinais, a cebola não apenas traz benefícios à saúde como também pode ser uma grande aliada de quem está tentando emagrecer ou apenas manter o peso. 




Confira alguns dos principais benefícios da cebola e também algumas dicas para aproveitar ao máximo todas as propriedades de um dos alimentos favoritos dos brasileiros. Índice deste artigo: 



História Sabe-se que o homem cultiva a cebola há pelo menos 4.000 anos, existindo inclusive evidência de que os antigos egípcios já aproveitavam os benefícios da cebola ao utilizar o bulbo para tratar uma série de enfermidades. 



Muitos faraós eram até mesmo enterrados com cebolas, em um ritual que muitos estudiosos acreditam que pudesse estar associado tanto aos poderes antissépticos da cebola (que ajudaria a preservar a múmia) quanto aos seus fortes odores (que teriam o poder de trazer os faraós de volta à vida). 




As cebolas também foram durante muito tempo utilizadas para a prevenção da cólera e da peste negra. 



O imperador romano Nero costumava utilizá-las para tratar resfriados. 



No Brasil, as primeiras cebolas foram trazidas pelos colonizadores portugueses, e desde então não saíram mais da mesa dos brasileiros, que consomem individualmente cerca de 6 kg do vegetal ao ano. 



Propriedades nutricionais da cebola propriedades da cebola 



Classificada como bulbo comestível, a cebola pertence à mesma família do alho e do alho poró, e não serve apenas para dar sabor às receitas. 



O vegetal é rico em fibras (são 3 gramas/xícara), que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação de toxinas. 



Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade (são apenas 64 kcal por xícara de cebola picada). A mesma porção de cebola fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês. 



O bulbo fornece também uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos. 



Informações Nutricionais da Cebola 



Porção de 100g (1 unidade média) 



Energia 58 calorias Carboidratos 9,9 g 


Açúcar 4,4 g 


Proteínas 1,3 g 



Gorduras 1,9 g 


Fibras 1,4 g 



Para que Serve a Cebola 




Além de ser uma alternativa pouco calórica aos temperos já prontos ricos em sódio, a cebola também pode ser utilizada para: facilitar a perda de peso estimular o funcionamento dos rins controlar a glicemia melhorar a circulação fortalecer o sistema imunológico evitar o câncer combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele estimular a síntese de colágeno 



Cebola branca x Cebola roxa 



Não é só no visual que a cebola roxa difere da tradicional cebola branca. 




Embora ambas sejam altamente nutritivas, a cebola roxa contém antocianina (responsável pela coloração) e mais quercetina, um tipo de antioxidante que atua no combate aos radicais livres. 



O consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes pode prevenir o câncer e uma série de doenças degenerativas, além de combater o envelhecimento precoce da pele. 



10 Benefícios da Cebola – Para que serve e propriedades 




Embora menos famosa que seu companheiro alho, a cebola também merece um lugar de destaque na sua alimentação diária, pois pode trazer uma série de benefícios para a saúde e também para a silhueta

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.