terça-feira, 21 de julho de 2020



O que acontece quando ingerimos líquido junto com a comida 

Saiba as alterações que esse hábito causa no corpo e por que você deve evitá-lo


» Postado por Rubicon Project - Bem-Estar 


Beber líquido junto com a comida está longe de ser um hábito saudável e muitas pessoas sabem disso. 



Porém, talvez elas não façam ideia do quanto algo aparentemente inofensivo pode alterar as funções do corpo e prejudicar a digestão. 



Acontece que para o processo digestivo funcionar da maneira correta, o nosso estômago secreta um suco gástrico potente que se encarrega de dar conta do bolo alimentar. 



Só que, na presença de líquidos, esse ácido fica mais diluído e, portanto, menos eficaz. 



“O bolo alimentar precisa estar hiperosmolar (mais concentrado) e ácido para seguir para o intestino, e isso é dificultado quando ingerimos líquido junto às refeições, uma vez que ele dilui o ácido clorídrico e algumas enzimas digestivas”, explica a nutricionista Fernanda Lopes. 



Dessa forma, não só a digestão é prejudicada, como também a absorção de nutrientes e vitaminas. 



Para equilibrar essa descompensação, o nosso corpo começa, então, a produzir mais gastrina para gerar mais ácido para a digestão, o que segundo explica Fernanda, demandará mais tempo para ocorrer, podendo gerar gases, flatulência e aumentar a chance de dores e lesões gástricas. 



O ideal mesmo é não beber nada durante as refeições e só ingerir líquidos 40 minutos antes e uma hora e meia depois de comer.



OUVINTES

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.